Você está visualizando atualmente Sistema Comércio MS propõe parceria ao Governo para Programa Vai Turismo

Sistema Comércio MS propõe parceria ao Governo para Programa Vai Turismo

O presidente do Sistema Comércio MS, Edison Araújo, juntamente com o Diretor Regional do Senac MS, Vitor Mello, estiveram com o governador do Estado, Eduardo Riedel na tarde desta terça-feira, 27, em Campo Grande. A reunião foi a oportunidade para a apresentação da segunda fase do programa Vai Turismo, coordenado pela Confederação Nacional do Comércio juntamente com as Federações e que, em Mato Grosso do Sul, está sob a coordenação do Senac.

A superintendente da Federação, Valmira Carvalho, a gerente de Relações Institucionais da Fecomércio Tatiana Maarchar, a diretora de educação profissional do Senac MS, Jordana Duenha, e a economista do IPF MS, Regiane Dede de Oliveira, juntamente com o secretário da Semadesc, Jaime Verruck, também estiveram presentes.

“Queremos dialogar e nos aproximar com o Governo na sua pauta sobre o Turismo, já que o programa Vai Turismo entra na fase de acompanhamento e sistematização de informações sobre a implementação de projetos que fomentem o setor”, explicou Edison Araújo. “O programa é um ambiente de compartilhamento e acompanhamento de políticas e planos de governos e sua relação com o desenvolvimento sustentável dos estados e vai formar uma base de inteligência estratégica”.

Vitor Mello reforçou que “não é uma atividade de observatório de turismo e nem de fiscalização de atividades de governos, mas tem o intuito de gerar dados inéditos sobre o impacto de políticas públicas de turismo para o desenvolvimento socioeconômico e sinalizar oportunidades de integração de projetos”.

“Se conseguirmos estabelecer um ponto focal na Fundação de Turismo, por exemplo, que nos forneça dados mensais para alimentar esse ambiente, teremos um cenário nacional de todas as ações implementadas. Para fins de planejamento e organização de ações para o setor, será uma plataforma completa, com disponibilidade de dados sobre os projetos relacionados ao turismo, seu progresso e resultados, além dos impactos em indicadores socioeconômicos”, frisou Jordana Duenha.

O Governador Eduardo Riedel prometeu auxiliar no trabalho e aprovou a aproximação com a iniciativa privada no trabalho de inteligência de dados. Ele também citou projetos, o de conectividade, que levará fibra óptica para os municípios do Estado. “Temos trabalhado muito também na questão da infraestrutura aeroportuária para aumentar a quantidade de voos regionais e avançar para a melhoria da estrutura para os pequenos aeroportos”, explicou. Ele lembrou também da assinatura da ordem de serviço para urbanização e revitalização da Linha Internacional entre Brasil e Paraguai, obra que vai beneficiar diretamente o turismo de compras, e tornar Ponta Porã – que fica na fronteira com a cidade paraguaia de Pedro Juan Caballero – um destino ainda mais atrativo. A execução do projeto Fronteira do Futuro é financiada pelo Fonplata (Fundo Financeiro para Desenvolvimento da Bacia do Prata).

“O Mato Grosso do Sul tem em andamento o Plano Estadual de Desenvolvimento de Fronteiras, e o turismo acaba sendo a consequência de uma série de ações em determinada região”, disse Verruck. Sobre a fronteira, a superintendente da Fecomércio, Valmira Carvalho, citou outro projeto da CNC, o “Turismo na Fronteira”, desenvolvido em todos os Estados que têm as “cidades gêmeas”, que fazem fronteira seca com municípios de outro País. “Podemos avançar em relações internacionais, novos negócios e estimular parcerias. Atuando para quebrar barreira. A ideia é atuar juntos, entendendo o interesse do Governo”, disse Valmira.

Sobre o Programa – O Vai Turismo é um movimento de mobilização e conexão dos principais atores e instituições de cada estado e em âmbito nacional para apoiar e estimular a implementação de políticas públicas em prol do turismo como vetor de desenvolvimento socioeconômico sustentável, implementado em 2021 pela CNC.