Foi realizado na noite dessa segunda-feira (11), no auditório da Faculdade Insted em Campo Grande, o seminário “TEA: Entender para Atender”, com palestras para orientar os comerciantes sobre a Lei Municipal 5.917/17 que torna obrigatório o atendimento preferencial às pessoas com Transtorno Espectro Autista (TEA) nos estabelecimentos públicos e privados da Capital. O espaço, para 300 pessoas, ficou lotado com a presença de empresários do comércio e o público em geral, interessado no assunto.
O evento é promovido pelo Procon Municipal, em parceria com a Fecomércio-MS, com o objetivo de informar sobre a lei que beneficia as pessoas com o TEA, para um melhor atendimento no comércio da Capital. O autismo é um transtorno global do desenvolvimento, que compromete o comportamento, principalmente no que diz respeito à comunicação e à interação social. “Esta parceria tem tanto o objetivo de apoiar as ações de divulgação da lei de atendimento especial e prioritário junto aos empresários do setor do comércio, quanto de trazer maiores esclarecimentos do TEA, com a finalidade de atendimento ao consumidor”, explica o presidente do Sistema Fecomércio-MS, Edison Araújo.
A gerente de relações institucionais da Fecomércio MS, Tatiana Maachar, representante da Federação no seminário, realizou a entrega de adesivos de Atendimento Especial Prioritário, já com o símbolo do TEA, para empresários presentes no evento. “Após a orientação de atendimento que ocorre por meio das palestras do Seminário, o empresário recebe o adesivo para ser fixado na área de atendimento de caixa de sua empresa, cumprindo assim o que se estabelece a lei”, afirma. “A Federação vem contribuindo com informação para que os comerciantes de sua base possam oferecer um atendimento mais humanizado, neste caso, de acordo com as necessidades das pessoas com autismo e de seus familiares”.
A Fecomércio-MS confeccionou 10 mil adesivos, que serão entregues aos comerciantes da base da Federação, e durante eventos sobre o TEA. No dia 25 de novembro será realizada mais uma edição do seminário, abordando o mesmo tema “TEA: Entender para Atender”.
Lei Municipal 5.917/17 – A lei prevê que os estabelecimentos públicos e privados devam inserir nas placas de atendimento prioritário o símbolo mundial do TEA, que é representado por uma fita feita de peças de quebra-cabeças coloridas. O descumprimento da lei pode acarretar ao fornecedor uma multa de R$ 800,00 (oitocentos reais), com acréscimo de 50% (cinquenta por cento) em caso de reincidência.
A lei estadual 5054, de 06/09/2017, também prevê o atendimento prioritário a pessoas portadoras do TEA nos estabelecimentos comerciais e de serviços em Mato Grosso do Sul.
Palestras dia 25/11
Tema: Aspectos legislativos do TEA
Fábio Trad, mestre em Direito e deputado federal.
Tema: Autismo – Deficiência Invisível, será que estamos preparados para reconhecer e respeitar?
– André Luiz Alvarenga: Pesquisador da UFMS e doutorando sobre assuntos relacionados a temática.
Tema: O TEA na visão do Terapeuta Ocupacional
– Janaína Silva de Carvalho Oliveira: Terapeuta ocupacional, especialista em reabilitação neuropsicomotora
Painéis: Relatos de experiências de atendimentos malsucedidos e como deveriam ter sido realizados
– Naina Dibo: Empresária, mãe de 2 meninos, um com TEA. Vice-presidente do PRO D TEA e ativista estadual pelo Movimento Autista Brasil.
– Cristiane Alcântara: Pedagoga, psicopedagoga e neuropsicopedagoga, especialista em educação especial e avaliação precoce no rastreio do autismo e mãe de 2 meninos, um com autismo leve.
– Carolina Spínola: Presidente do PRO D TEA, jornalista, pós-graduanda em Análise do Comportamento Aplicada ao TEA e DI (ABA), membro do Movimento Nacional de Aprovação da Lei Federal Berenice Piana n° 12.764/12 Lei do Autista.
As vagas são limitadas, por isso é preciso fazer a inscrição com antecedência pelo telefone (67) 98469-1001.
Serviço:
Seminário TEA: Entender para Atender
Local: Auditório da Faculdade Insted, Rua 26 de agosto, 63, Centro, Campo Grande – MS
Data: 25 de novembro de 2019
Horário: Das 19h às 22h