Você está visualizando atualmente Encontro de Turismo discute novas estratégias para a região de fronteira Brasil/Bolívia

Terminou ontem (28/11) o IV Encontro de Turismo de Fronteira Brasil Bolívia que foi realizado em Corumbá com a presença de representantes do trade turístico da região de fronteira. Os participantes fizeram Roda de Negócios entre operadoras e empresas depois de quatro dias discutindo desafios e oportunidades

O evento é uma realização da Fundação de Turismo do Pantanal – FUNDTUR/Pantanal, em parceria com Fecomércio-MS, por meio da Câmara Empresarial de Turismo (CETUR), Sebrae e Confederação Nacional do Comércio (CNC).

Os participantes fizeram Roda de Negócios entre operadoras e empresas depois de quatro dias discutindo desafios e oportunidades. Além da rodada de negócios, os integrantes foram convidados a conhecer opções de passeios turísticos visando fortalecer os roteiros turísticos integrados, a partir da fronteira de Corumbá/Brasil com Puerto Quijarro/Bolívia. Integram a comitiva representantes da Diretoria de Inteligência Competitiva da EMBRATUR, o Conselho de Turismo da CNC e Operadores de Turismo do Brasil (São Paulo, Florianópolis, Rio de Janeiro, Brasília, Foz do Iguaçu e Curitiba) Bolívia (La Paz), Paraguai (Assunção, El Alto, Hernandarias e Ciudad de Leste) e Chile (Santiago).   A ideia é estimular negócios, alinhando políticas públicas, envolvendo os diversos segmentos socioeconômicos e culturais, fomentando a recolocação da dinâmica do processo de desenvolvimento na fronteira e também outros países da América do Sul.

Uma das palestras  realizadas durante o Encontro foi da assessora do Conselho Empresarial do Turismo da CNC, Márcia Cristina Alves que apontou a necessidades dos empresários em superar as banalidades e os aspectos triviais estereotipados e convencionais para oferecer uma experiência significativa ao turista, uma forma de encantar o cliente. “Os estados que têm fronteira precisam repensar o turismo e tratá-lo como negócio. Quando a região já tem a vocação ecológica, casos de Corumbá e Bonito, por exemplo, o produto já está lá. Então é o olhar do gestor para qualificar a mão de obra, educar os profissionais que vão trabalhar com o turista para ofertar essa experiência de vida”.

A ação teve o objetivo de fortalecer as relações entre os municípios da Rota Pantanal e Bonito, alinhados às estratégias de integração dos negócios turísticos com a Bolívia e Paraguai, visando sempre a conexão e futura comercialização de novos roteiros nesta faixa de Fronteira, importante Portão Internacional de Turistas Nacional, reconhecido e monitorado pelo MTur anualmente.