Você está visualizando atualmente Congresso debate os 3Ds da energia e reúne em Campo Grande ministro-diplomata e autoridades do Setor Elétrico

Nesta quinta (27) e sexta-feira (28) o Conselho dos Consumidores da Área de Concessão da Energisa MS (Concen), que é presidido pela representante da Fecomércio MS, realiza em Campo Grande o 2º Encontro dos Conselhos de Consumidores do Centro-Oeste, com participação confirmada do ministro de carreira diplomática do Ministério das Relações Exteriores, João Carlos Parkinson de Castro; do Superintendente de Mediação Administrativa, Ouvidoria Setorial e Participação Pública da Aneel, André Ruelli; além de nomes como Ricardo Gedra,  gerente de Análise e Informações ao Mercado na Câmara de Comercialização de Energia Elétrica e Luiz Eduardo Barata Ribeiro, da Frente Nacional dos Consumidores de Energia Elétrica.

O tema do encontro são os 3Ds da Energia Elétrica – Descarbonização, Digitalização e Descentralização. A Descarbonização foca na redução emissões de carbono para geração de energia; Digitalização significa transformação digital, tanto das redes de distribuição, quanto de atividades e serviços e a Descentralização na geração de energia próxima ao consumidor.

“Será o momento de reunir as principais vozes da regulam o Setor Elétrico e também empresas, que estarão representadas por meio da Abradee, para entendermos, na perspectiva do consumidor, como essa transição para a Energia 3D, que é um processo irrevogável, irá impactar em nossas tarifas e na qualidade do serviço. Um questionamento, que é tema de palestra, é se a digitalização tornará o setor mais eficiente”, explica a presidente do Concen, Rosimeire Costa.

Palestras – O Corredor Bioceânico e a prestação do serviço de fornecimento de energia elétrica será tema da palestra do ministro João Carlos Parkinson e o diretor-presidente da Energisa MS, Marcelo Vinhaes, falará se as áreas de concessão abrangidas no projeto estão preparadas para atendê-lo.

O impacto de subsídios nas tarifas; qualidade de fornecimento e queima de equipamentos elétricos e os desafios de modernizar o setor e, ao mesmo tempo, garantir tarifas justas também são assuntos que estarão em discussão ao longo dos dois dias. A programação com palestras e palestrantes pode ser conferida aqui

Serviço – Na sexta-feira, 28, a programação técnica ocorrerá no Novotel e a partir das 14 horas as palestras de encerramento serão no auditório do Bioparque Pantanal. O evento será 100% carbono neutro, por meio de compensação ambiental.