Os empresários do comércio de Campo Grande iniciaram 2019 com confiança fortalecida, como mostra o Índice de Confiança do Empresário do Comércio (ICEC), da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).
O índice atingiu pico de 135 pontos, o que significa 14,3% superior a janeiro de 2018. Todos os aspectos que compõem o índice apresentaram reação, com destaque para os indicativos de contratação de funcionários, que aumentou 19,2%, e de investimentos, com saldo positivo de 20,7%, em relação ao mesmo período do ano passado.
Para este ano, 83,3% dos empresários do comércio já falam em aumentar o número de funcionários, e 58,2% dizem que aumentarão os níveis de investimento.
“O empresário já percebe a reação da economia que foi retomada lentamente a partir do segundo semestre do ano passado”, comenta o presidente do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento da Fecomércio-MS, Edison Araújo.
A economista do Instituto de Pesquisa Desenvolvimento (IPF-MS), Daniela Dias, analisa que no último bimestre, com a Black Friday e o Natal, os negócios se aqueceram e já neste início de ano o consumidor, que reduziu o nível de endividamento nos últimos anos, já sinaliza disposição em comprar mais.
Dos entrevistados, 57,7% enxergam melhoras nas condições do setor e 79% acreditam que as condições da empresa estão melhores. O otimismo é grande, 96,3% acreditam que a economia brasileira deve avançar.
Confira o ICEC na íntegra em anexo: