Você está visualizando atualmente Sistema Fecomércio MS Promove Dia de Educação e Descobertas para Jovens Acolhidos em Campo Grande

Nesta sexta-feira, 02/02, onze meninos acolhidos no Instituto Atos de Amor, de Campo Grande, tiveram um dia voltado para a educação. Logo pela manhã, eles foram até o Bioparque Pantanal, onde puderam conhecer as várias espécies da fauna, em especial, a sul-mato-grossense. O passeio só foi possível graças à parceria entre o Sistema Fecomércio MS, a casa de acolhimento e o esforço do deputado Pedro Pedrossian Netto.

Além do local turístico, as crianças e adolescentes conheceram o trabalho de compostagem do restaurante Sesc Sabor e Arte– onde aproveitaram o almoço balanceado oferecido pela instituição – e, na sequência, foram ao Senac Hub Academy para informarem-se sobre as oportunidades de qualificação.

A gerente de relações institucionais da Fecomércio MS, Tatiana Maachar, acredita que ações como essas têm impacto positivo na promoção do bem-estar dessas crianças e que é papel das organizações fazerem a diferença no futuro das pessoas. “É uma oportunidade para elas ampliarem suas visões de mundo, terem acesso a mais informação e novos conhecimentos”, diz.  Visão compartilhada pela assessora parlamentar, Milla Maysa. “Queremos gerar memórias afetivas, fazer com que essas crianças e adolescentes conheçam, em detalhes, a beleza natural de onde vivem e, acima de tudo, despertem sua consciência ambiental”. Ela, que trabalha com o deputado Pedro Pedrossian, conta que ações como essas já ocorrem desde o ano passado. “Nosso objetivo é que esses jovens tenham uma mudança de mentalidade para um novo futuro”.

A assistente social do Instituto Atos de Amor, Rosemar Gonçalves Cardoso, reforça: “Já temos adolescentes para serem encaminhados para qualificação profissional. Então, o que eles vão ver e ouvir nas instituições do Sistema Fecomércio podem abrir um leque de oportunidades. Esse movimento é importante para demonstrar às crianças e adolescentes que há esperança em recomeços, trazer sonhos.”

E.A., 16 anos, afirma que ficou surpreso com o processo de compostagem realizado no restaurante Sesc Sabor e Arte. Ele aprendeu sobre sustentabilidade e como o restaurante não produz resíduos poluentes, uma vez que os orgânicos vão para a composteira elétrica e os recicláveis são separados para a logística reversa. “A explicação me chamou a atenção, sobre como cuidar do meio ambiente, aprendi muita coisa”. O irmão dele, E.A.F, de 17 anos, adorou tudo o que conheceu. “Mas ver os animais no Bioparque e conhecer também a fauna de outros países foi bem interessante.

Visita na escola Senac – As crianças e adolescentes também conheceram as instalações do Senac Hub Academy, onde souberam sobre as mais variadas oportunidades de aprendizagem, incluindo cursos gratuitos. “Os projetos sociais devem ser pauta das empresas comprometidas com o futuro e, no Sistema Fecomércio de Mato Grosso do Sul, atuamos fortemente na responsabilidade social, um dos nossos pilares”, explica o presidente da Federação, Edison Araújo. “Nós adotamos o Modelo de Excelência de Gestão, o MEG, e um dos fundamentos é o desenvolvimento sustentável, cuja perspectiva social nos conduz a adotar iniciativas como essas. Não há desenvolvimento social sem apostarmos, antes, em iniciativas educativas. Isso é um compromisso com responsabilidade social, visando construir um futuro mais sustentável, inclusivo e ético para a sociedade”.