Por meio do Programa ECOS, o Sistema Comércio MS, representado pela Fecomércio MS, Sesc, Senac e Instituto de Pesquisa promoveram no último domingo, 09/06, a distribuição de mudas do cerrado, em ação realizada com parceiros no Parque dos Poderes, em Campo Grande.
Regiane Dedé de Oliveira, economista do Instituto de Pesquisa da Fecomércio MS (IPF-MS), ressalta que o Sistema, por meio do Programa ECOS, tem uma agenda com uma série de ações comprometidas com a sustentabilidade, aplicadas sistematicamente. Neste mês, com a Semana Mundial do Meio Ambiente, soma-se em parceria com a Unimed e Águas Guariroba para a ação de distribuição de mudas do cerrado: Pau-brasil – Ipê-branco – Morinda – Maçã-de-elefante e Murici (Cajuzinho-do-cerrado). “É um momento da gente trazer às pessoas a mensagem da questão da sustentabilidade e preservação do meio ambiente”, diz.
A diretora do Departamento de Gestão de Pessoas e Cultura Organizacional do Sesc MS, Ana Carina Pini de Mello, explica que o adubo foi produzido pelo restaurante do Sesc, a partir da compostagem de sobre de alimentos. “Foi estabelecida uma grande rede para que essa ação pudesse acontecer”.
A gerente de planejamento e coordenadora do programa ECOS pelo Senac MS, Letícia Juliana de Lima, explica que desde 2017 o Senac tem implementado o Programa ECOS e se preocupa com a sustentabilidade aplicando o cronograma anual de ações. “Neste mês escolhemos trazer para cá, neste espaço que estamos chamando de espaço ECOS, em que queremos continuar falando sobre o meio ambiente e sustentabilidade, um tema tão importante no mundo que a gente vive”.
Sobre o Programa ECOS – Em 2010, o Sistema Comércio de Mato Grosso do Sul implantou o ECOS – Programa de Sustentabilidade. O programa, direcionado ao público interno das três instituições, consiste em um conjunto de ações planejadas e checadas continuamente, para a mitigação dos impactos relacionados às atividades, que possam representar riscos ao meio ambiente ou à sociedade.