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RIW 2023: marketing digital é feito com inovação, autenticidade e conexão

A palestra Marketing Digital Inovador: Criando Valor Através de Pessoas e Conexões, no palco Conecta Varejo CNC, no Rio Innovation Week, apresentada por Elienai Câmara, chefe de gabinete da Presidência e gerente executivo de comunicação da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), reuniu a especialista em marketing digital, Paula Tebett, e o gerente de marketing da Heineken, Elbert Beekman, revelando tendências, estratégias, cases e a importância de conexões autênticas nas mídias digitais.

Na abertura do encontro, Elienai destacou a multidisciplinaridade da audiência do Rio Innovation Week, composta por empresários, profissionais do mercado, jovens estudantes e mais de 10 mil professores, afirmando que isso é “o que enobrece a missão de mudança de mindset, tendo a inovação como pilar importante dessa missão”.

A respeito da relevância das mídias para os negócios, a especialista Paula Tebett destacou o papel da inovação no cenário digital, dizendo que “inovar é aplicar algo novo ao nosso processo de trabalho”. Ela apresentou exemplos de conteúdos gerados para marcas, tendo o infotenimento, uma junção de informação e entretenimento, como peça-chave.

“Uso muito o lado leve e criativo para inovar em redes sociais. A venda é consequência. Antes de vender, é preciso gerar confiança e ela só é criada através do relacionamento e da geração de conteúdo de valor. Frequência e consistência são fundamentais para criar um conteúdo que gere impacto positivo nas pessoas, seja educando, informando ou entretendo. Não é algo técnico, uma receita fechada. É preciso testar até desenvolver um formato que se enquadre na sua proposta e construa sua identidade com total autenticidade. E, para isso, é fundamental conhecer a sua audiência, saber para quem você está criando aquele conteúdo”, frisou Paula.

O holandês Elbert Beekman apresentou à plateia, sedenta por informação, o case do refrigerante Clash’d, marca global do grupo Heineken que chega ao mercado brasileiro. Fruto de uma elaborada estratégia da empresa que lidera o mercado de cervejas premium no País, a nova bebida tem foco na saudabilidade, ligada a um estilo de vida saudável. Beekman comentou que “fizemos muitos estudos e análises de tendências, e o conceito de saudabilidade é um dos pontos de destaque apontados pelas gerações de consumidores mais jovens”.

Outro atrativo da nova bebida da Heineken está na sua fabricação. Além dos sabores complexos e da alta concentração de suco de frutas, a bebida é feita à base de malte e usa o processo brewed, o mesmo da produção das cervejas artesanais. “Nossa expertise é a cerveja, então, desenvolvemos o refrigerante premium Clash’d tendo como ponto de partida a nossa competência original. Por isso, destacar o processo de fabricação no marketing do produto é um diferencial importante”, comentou Beekman.

O holandês também sublinhou os quatro pontos que norteiam os projetos inovadores desenvolvidos pela Heineken: ter o consumidor no centro das decisões, e não a empresa; olhar para o futuro através do presente; e testar exaustivamente e arriscar, aprender e aplicar.

Questionada por Elienai sobre o marketing de influência, Paula apresentou dados e disse que “70% das pessoas conheceram um produto através de um influenciador, ao passo que 78% efetuaram uma compra influenciados por eles”.

Ela ainda destacou que, para envolver influenciadores em estratégias de marketing, é preciso respeitar a linha editorial dos profissionais para que haja uma conexão autêntica com a audiência, além de frisar que nem sempre um número alto de seguidores é sinônimo de sucesso da campanha. “Às vezes, um nano ou pequeno influenciador, com 10, 20 ou 30 mil seguidores, pode trazer muito mais autenticidade e relevância para o produto, visto que ele tem uma conexão real com o público, quase como um amigo”, disse ela.

Ao longo da conversa, Elienai comentou sobre a importância da análise de dados no marketing digital e, em coro, os convidados concordaram com a importância das informações geradas para a elaboração de estratégias que sejam adequadas ao branding da marca. Beekman ressaltou que “muitas vezes, estar no ponto de venda, conversando diretamente com seu consumidor final, pode trazer mais insights do que uma grande pesquisa”.

“É necessário estar atento ao cenário, ao branding e à marca como um todo. É preciso oferecer uma experiência e também atender a um desejo do público, sem esquecer de fazer a análise de dados próprios e também da concorrência. Não adianta criar um conteúdo sem testar e confirmar se ele se conecta com seu propósito e com seu público. Tentativa e erro, até encontrar o caminho certo”, disse Elienai.

Fonte: CNC

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