Você está visualizando atualmente Representantes de MS trazem inspirações da maior feira do comércio varejista nos EUA

Representantes de MS trazem inspirações da maior feira do comércio varejista nos EUA

Empresários e representantes do Senac MS que participam da NRF 2024 – Retail’s Big Show, em Nova York (EUA), devem trazer na bagagem muitos insights para inspirar os negócios no Brasil. O grupo, formado por 16 pessoas do Estado e mais seis do Pará, faz uma imersão de três dias no maior evento do varejo mundial.

Segundo o diretor do Senac MS, Vitor Mello, dentre os temas mais discutidos pela equipe estão a venda com propósito, o papel da inteligência artificial (IA) e a importância da base de dados no setor.

Vitor ressalta que a IA tem sido apontada como um motor para aumentar a produtividade e reduzir desperdícios, movendo-se em direção a operações mais eficientes. “Os debates evidenciam a carência atual de dados no varejo, como tíquete médio, peças por atendimento e venda por metro quadrado. Observou-se também uma transformação gradual do varejo, expandindo-se para agregação de serviços e retail media”, afirma Vitor Mello.

A busca e a utilização de dados para fidelização do cliente emerge como um ponto crucial, especialmente por meio de experiências personalizadas e produtos exclusivos. Um exemplo bem sucedido apresentado é da Ulta Beauty, que tem 42 milhões de membros ativos em seu programa de relacionamento, contribuindo para 95% de suas vendas. Um aspecto a ser ressaltado é a importância das parcerias, como demonstrado pela Crocs em seus famosos colabs.

Outro ponto relevante das discussões é a força da loja física e do design. Pesquisa apresentada na feira demonstrou que 63% dos consumidores ainda preferem a experiência de visitar o espaço presencial. O diretor do Senac MS destaca que o espaço físico permanece vital e a integração entre o físico e o on-line pode aumentar as vendas em até 33%. O fato foi evidenciado pelo exemplo da Five Below, que mesmo com apenas 5% das vendas on-line, usa o canal para criar tráfego para a loja física.

Ferramenta – Ainda como parte da NRF, o grupo do Senac utilizou a ferramenta chamada TPU, um instrumento que ajudou a mapear as principais reflexões para serem executadas no país, sendo que T (tendências) engloba as questões que podem ainda ser trabalhadas num cenário futuro, o P (pendências) são questões que precisam ser trabalhadas no ponto presente e o U (urgências) fatores que já deveriam ter sido resolvidas no passado.

A Missão Técnica NRF 2024 foi organizada pela Fecomércio MS e o Senac MS, com apoio do Sebrae MS. O evento começou dia 3 e vai até dia 20 de janeiro, destacando as principais tendências de consumo, tecnologia, logística, gestão e inovação.

Fonte: Senac MS

Deixe um comentário