Você está visualizando atualmente Recanto Ecológico Rio da Prata recebe selo internacional “ouro” por sustentabilidade

O Recanto Ecológico Rio da Prata e Lagoa Misteriosa, localizado em Jardim (MS), conquistou a categoria “Ouro” no certificado de Gestão Sustentável de Empreendimentos Turísticos Green Destinations. O Recanto obteve 97% de conformidade com os critérios do Good Travel Seal.

“Essa conquista é resultado do empenho e dedicação da equipe, de esforços coletivos e do comprometimento em promover um turismo mais sustentável, que respeita a natureza, a cultura local e o bem-estar das comunidades envolvidas. Com a certificação em mãos, o Recanto Ecológico se destaca como um exemplo inspirador para outras empresas do setor, demonstrando que é possível equilibrar crescimento econômico com responsabilidade ambiental e social”, afirma a coordenadora do DEL Turismo MS e consultora de Turismo do Senac MS, Camila Fernandes.

Para se submeter ao selo, a empresa passou por uma avaliação criteriosa com cerca de 57 quesitos, separados em 12 temas, definidos de acordo com os padrões estabelecidos pelo Conselho Global de Turismo Sustentável. Entre os critérios analisados, estão acessibilidade, energia e clima, poluição e ruído, desperdício, herança cultural e espaços verdes.

Concedida pela fundação holandesa Green Destination, a certificação é um dos frutos do Programa DEL Turismo, iniciativa inspirada no modelo alemão e implementada em MS pela Fecomércio MS, por meio do Senac, a fim de promover o turismo sustentável e fortalecer a governança municipal de destinos turísticos.

Enquanto o Programa DEL Turismo trabalha a gestão sustentável nos municípios, o selo DEL Turismo & Good Travel Seal reconhece os empreendimentos turísticos que desenvolvem ações comprometidas com a gestão ambiental, responsabilidade social, saúde e segurança em suas rotinas de trabalho.