Você está visualizando atualmente Quase 97% das empresas abertas em MS atuam nos setores de serviços e comércio

Quase 97% das empresas abertas em MS atuam nos setores de serviços e comércio

No primeiro semestre de 2019, a Junta Comercial Estadual de MS (Jucems) registrou abertura de 3.439 empresas. Deste total, 64% referem-se ao setor de serviços,  31,7% no comércio e 4,3% para indústrias. Os dados foram apresentados nessa terça-feira (2), no auditório da Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro).

Com relação aos números apresentados, o secretário, Jaime Verruck, fez a seguinte interpretação: “Uma análise geral aponta que o aumento no índice de empresas de serviços é resultado de um cenário, no qual o cidadão que perdeu o emprego e resolveu empreender, abrir o próprio negócio. Tanto é que os segmentos que mais cresceram foram serviços de transportes, bares e restaurantes”, detalha.

O titular da Semagro destaca ainda que os números de abertura de empresas divulgados pela Jucems não incluem os microempresários que no Estado, representam mais de 50% das empresas.

“Com a implantação do Registro Automático de empresas, a administração estadual visa oferecer um ambiente de negócios favorável, no qual o empresário gastará menos tempo com apresentação de documentação e mais com o que realmente importa, captar clientes e divulgar o negócio”, acrescenta.

RANKING DOS MUNICÍPIOS

O município com maior índice de abertura de empresas no período foi Campo Grande, responsável por 42,05%, seguida por Dourados com 11,6%, Três Lagoas obteve 4,07%, Ponta Porã 3,58% e Nova Andradina obteve 2,62%.

Segundo o diretor-presidente da Jucems, cada etapa digital foi testada durante oito meses, até alcançar uma versão segura e na qual o empresário sinta segurança para movimentar as informações da empresa.

“Com os avanços da tecnologia não dá mais para trabalhar com papel, é preciso sim, investir em sistemas seguros e que facilitem o cotidiano da população. Um exemplo, é a possibilidade de entregar os documentos com autenticação via certificado digital, evitando viagens constantes do interior para a Capital”, pontua.

Fonte: Correio do Estado

Foto: Marcos Ermínio/CG News