Você está visualizando atualmente Presidente do Sindha MS participa de apresentação do programa ‘Trilha Rupestre’

Presidente do Sindha MS participa de apresentação do programa ‘Trilha Rupestre’

Representando o presidente da Fecomércio MS, Edison Araújo, Juliano Wertheimer, que é conselheiro da entidade e presidente do Sindha MS – Sindicato Empresarial de Hospedagem e Alimentação, participou da apresentação do programa ‘Trilha Rupestre’ feita por um grupo de pesquisadores da UFMS – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul ao Governador de MS, Eduardo Riedel, e entidades, na tarde desta terça-feira (26), na Governadoria.

“Fomos convidados pelo prefeito de Rio Verde, Réus Fornari, para conhecer o projeto que está sendo desenvolvido no município, uma vez que o mesmo converge com o escopo da Fecomércio MS para o desenvolvimento do turismo no estado, por meio do SESC e SENAC”, explicou Juliano.

O programa ‘Trilha Rupestre’ é um projeto institucional da UFMS que visa criar uma rota educacional entre municípios que possuem sítios arqueológicos com pinturas rupestres. A iniciativa busca promover o Arqueoturismo de maneira sustentável, capacitando as comunidades locais e gerando renda através da Bioeconomia.

O programa possui seis eixos – arqueológico, arte-cerâmico, geopalentológico, alimentos, químico-farmacêutico, botânico e turístico. Sendo que cada pesquisador responsável por um dos eixos apresentou os resultados que vão desde descobertas arqueológicas, até a criação de produtos à base de plantas nativas do Estado, como a guavira.

O governador Eduardo Riedel elogiou a apresentação e afirmou que há interesse no Estado em colocar em prática as diversas possibilidades apresentadas na reunião. “O poder público é indutor de estratégia, fomento e no que depender de nós seremos parceiros. É uma riqueza fantástica. Tem muita coisa que pode e deve ser aproveitada. Precisamos pensar em como produzir em grande escala. É o papel do Estado apoiar. Nosso grande desafio é fazer essa riqueza se traduzir em mercado”, pontuou Eduardo Riedel.

Guavira no mercado

No eixo químico-farmacêutico, chamou atenção a apresentação do óleo essencial de guavira feito pela professora do Instituto de Química da UFMS, Nídia Cristiane Yoshida. Ela explicou que foram dois anos de pesquisa para desenvolver um produto viável, com resultados tangíveis.

A partir de cada quilo de cascas e sementes, os pesquisadores conseguiram extrair cerca de 5 mililitros de óleo essencial, atualmente em fase de testes em sabonetes, perfumes, cremes, aromatizadores, e produtos capilares.

Diante desta potencialidade, o presidente Juliano Wertheimer se colocou à disposição para intermediar junto à iniciativa privada a possibilidade de comercialização destes produtos. “É um produto muito interessante, que parece ter um bom potencial comercial, vamos intermediar o contato com uma grande empresa de produtos voltados para a hospitalidade para ver a viabilidade de colocar os produtos da guavira no mercado”.

Além do presidente do Sindha MS, e do Governador, participaram da apresentação, a diretora regional do Sesc MS, Regina Ferro, a consultora do turismo do Senac MS, Camila Fernandes, o superintendente do Sebrae MS, Cláudio Mendonça, o reitor da UFMS, Marcelo Turine, o secretário estadual de turismo, esporte e cultura, Marcelo Miranda, o prefeito de Rio Verde, Réus Fornari e vereadores de Rio Verde.

Fonte: Assessoria Sindha MS