Você está visualizando atualmente Plataforma inédita para o setor do turismo de MS é apresentada para o trade

Plataforma inédita para o setor do turismo de MS é apresentada para o trade

Uma plataforma interativa, com dados de todos os municípios do Estado e que propõe nortear as ações de quem quer investir em Mato Grosso do Sul com informações seguras. Assim é o “Alumia”, ferramenta da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul que foi apresentada hoje para todo trade do setor em evento no Centro de Convenções do Bioparque Pantanal, em Campo Grande.

Desenvolvida pela Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul (Fundtur) em parceria com o Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento da Fecomércio MS (IPF/MS), o Alumia é composto por cinco módulos e traz informações importantes como o fluxo turístico, tempo de permanência, comportamento de compra das viagens por via aérea, qual o tempo de antecedência que eles compram, comportamento do turista nas cidades, ticket médio de gastos, principais origens, oferta de alojamento, etc. “Há uma consolidação das informações do turismo do Estado, divididas por módulos porque a plataforma permeia várias atividades econômicas do Estado”, afirma o presidente da Fecomércio MS, Edison Araújo.

De acordo com o presidente da Fundtur MS, Bruno Wendling, o Alumia nasce com a proposta de favorecer o ambiente de negócios e o tratamento de dados, além da geração de informações para a gestão pública e privada. “Há seis anos vimos trabalhando à procura de dados para nos garantir segurança na tomada de decisões e realização de novas iniciativas, por meio da criação do Observatório de Turismo; agora temos uma plataforma robusta, poderosa, que coloca o Estado em um outro nível de gestão para a tomada de decisão”, afirma o presidente da Fundtur, Bruno Wendling.

A plataforma, inédita no País, funciona com base em operações de big data, área de conhecimento da estatística que lida com a geração e com a análise de informações a partir de conjuntos de dados muito grandes, a exemplo do imenso volume de bytes – na escala dos quintilhões – que circula diariamente na internet. O coordenador de Informação e Inteligência de Dados da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo, Fábio Montanheiro Nascimento, afirmou que a ferramenta vai ao encontro dos projetos nacionais da instituição. “Queremos transformar as estatísticas coletadas por todo o País em um grande banco de dados e de fonte de informação para que tanto consumidor quanto o empresário possam tomar as decisões necessárias. Certamente outros estados agora terão algo para se espelharem”.

Para o presidente do Conselho Estadual de Turismo de MS, Marcelo Mesquita, a iniciativa é positiva e todo segmento será beneficiado. “Os investimentos serão aplicados no setor conforme a infraestrutura vai melhorando e esses dados vão ajudar o empresariado nessa decisão”.

O vice-governador do Estado, Barbosinha, agradeceu à Fecomércio pelo olhar atento que tem dispensado ao setor ao longo dos anos e afirmou que a ferramenta é inspiradora e, certamente, “irá levar as dimensões da capacidade turística do Estado para o mundo; não só os destinos mais conhecidos. Irá ‘clarear’ todos os quadrantes do Estado”.

A plataforma – O acesso à plataforma é simples e pode ser feito com acesso direto ao site. Porém, alguns dados só são liberados após um cadastro. Mais informações devem ser obtidas no site www.alumia.tur.br ou pelas redes sociais @alumiams