Você está visualizando atualmente Parceria foca desenvolvimento de conhecimentos e habilidades na área de inovação e apoio à transformação digital no meio empresarial

Nesta quarta-feira, 24 de julho, o Senac MS e o governo de Mato Grosso do Sul, por meio da Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), firmaram parceria com foco na promoção da inovação por meio do desenvolvimento de conhecimentos e habilidades associadas à temática entre alunos de unidades do Senac no Estado. Ao mesmo tempo, serão desenvolvidas ações de apoio à implantação da cultura de inovação e transformação digital para empresas de pequeno e médio porte do segmento do comércio de bens, serviços e turismo.

O presidente do Sistema Comércio MS, Edison Araújo, explica que o projeto visa contribuir com uma mudança de pensamento. “Vem a fomentar não só a evolução e a melhoria da competitividade dos negócios, mas formar profissionais de todas as áreas para estarem aptos a atuar e aproveitar as oportunidades que esse tema traz.”

O secretário Jaime Verruck, da Semadesc, afirma que o governo do Estado dá um passo importante ao lado do Sistema Comércio no sentido de aproximar o setor terciário da temática da inovação. “Queremos, a partir desse projeto, com essa parceria, levar o empresário a aprofundar o seu conhecimento sobre as oportunidades que o ambiente de inovação pode trazer para o seu negócio, permitindo um maior crescimento e aumento da competitividade. Principalmente que tenha a percepção de que é o segmento do comércio de bens, serviços e turismo que, muitas das inovações aplicadas atualmente nos demais setores produtivos, nasce. Estamos alocando recursos e conhecimento para que a gente possa, através da inovação, aumentar ainda mais a participação tanto no PIB quanto no crescimento do Estado de Mato Grosso do Sul”.

O Diretor regional do Senac, Vitor Mello, ressalta que a parceria traz incentivo para que as empresas e os alunos entendam que o caminho é a inovação em todos os segmentos: varejo, gastronomia, saúde, beleza, entre outros. Ele destaca que a implementação de ações inovadoras passa tanto pela adoção de novas práticas como pela revisão das já adotadas, de forma a reduzir custos e aumentar a eficiência. “É a junção da pesquisa, que nossos alunos podem fazer, com a necessidade que vem das empresas. A parceria com o governo do Estado fecha o ciclo porque, além do respaldo técnico, traz recursos para realização de ações de grande porte, trazendo profissionais e usando a estrutura física e corpo docente que temos no Senac”.

O plano de ação 2024-2026 do projeto contempla um amplo conjunto de ações que passam pela disseminação da informação e sensibilização sobre a temática da inovação, por meio de palestras, workshops, rodas de conversa, podcasts; capacitação técnica e hackathons, com oficinas interativas e vivências; mentoria com apoio a ideias com potencial para inovação e assessoria empresarial, promovendo uma evolução para uma mentalidade de inovação e implementação de práticas inovadores nas empresas.

As ações de disseminação e promoção do conceito de inovação serão desenvolvidas junto aos alunos jovens e adultos de cursos de educação profissional do nível básico ao técnico nos municípios de Campo Grande, Dourados, Três Lagoas, Corumbá e Ponta Porã.

O termo de parceria prevê investimento de R$ 5.522.000,00 do governo estadual e contrapartida de R$ 336.000,00 do Senac. A meta é impactar ao longo desses dois anos um público de 9 mil pessoas, capacitar 600 profissionais e promover 20 mentorias especializadas, além do assessoramento de 100 empresas em práticas inovadoras.