Mato Grosso do Sul fechou o mês de maio com desempenho positivo na geração de empregos. Foram abertas 1.097 vagas de trabalho com carteira assinada, uma variação de 0,21% em relação a abril. Os dados estão no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados nessa quinta-feira (27) pela Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Sete, dos oito setores da economia, tiveram desempenho positivo no Estado. Os Serviços foram os principais responsáveis pelo resultado, com abertura de 752 postos. Também tiveram saldos positivos Indústria de Transformação, Construção Civil, Agropecuária, Serviços Industriais de Utilidade Pública, Extrativa Mineral e Administração Pública (confira tabela abaixo).
Desempenho Nacional
Em todo o Brasil, foram criados, em maio, 32.140 empregos formais. Se consideradas as vagas abertas desde janeiro, o número já chega a 351.063 novos postos com carteira assinada este ano. Com isso, o estoque de vagas no país chega a 38,761 milhões, o maior desde maio de 2016, quando o Caged havia registrado 38,783 milhões de vínculos empregatícios.
O destaque nacional neste último mês foi a Agropecuária, responsável pela abertura de 37.373 postos formais em todo o país. O segundo melhor desempenho foi o do setor da Construção Civil, com 8.459 novos postos, seguido dos Serviços (2.533), da Administração Pública (1.004) e da Extrativa Mineral (627).
Fonte: Ministério do Trabalho