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Intenção de consumo das famílias campo-grandenses apresenta leve alta em janeiro

A Intenção de Consumo das Famílias (ICF) de Campo Grande registrou leve aumento em janeiro de 2025, alcançando 106,8 pontos, frente aos 105,9 pontos de dezembro de 2024, conforme a pesquisa da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). O índice mantém-se acima da linha de 100 pontos, que demarca a zona positiva da pesquisa.

Entre os sete indicadores avaliados, cinco apresentaram variações positivas. O maior destaque foi o item “momento para aquisição de bens duráveis”, com alta de 6,9%. Na sequência, vieram o nível de consumo atual (3,2%), a situação atual do emprego (1,5%) e a renda atual (1,4%). Por outro lado, a perspectiva de consumo teve retração significativa de -5,7%.

A pesquisa revelou que 53,8% dos consumidores sentem-se mais seguros em relação ao emprego, enquanto 60,3% têm uma perspectiva profissional positiva para os próximos seis meses. Quanto à renda atual, 43,1% dos entrevistados afirmaram estar igual ao ano passado. No que diz respeito ao consumo, 41,4% disseram estar comprando o mesmo que no ano passado.

“A manutenção do índice acima da linha de satisfação, com variações positivas em itens estratégicos como aquisição de duráveis, demonstra a resiliência do consumidor diante do cenário econômico. Apesar da cautela expressa pela queda na perspectiva de consumo, os resultados mostram otimismo em relação à estabilidade do emprego e renda”, destaca a economista do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento da Fecomércio MS (IPF-MS), Regiane Dedé de Oliveira.

Confira a pesquisa, na íntegra:

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