Na edição 33 da Revista Comércio & Cia, você ficou sabendo um pouco mais sobre o Sistema de Excelência em Gestão Sindical (SEGS), uma ferramenta implantada pela Fecomércio-MS para incentivar o desenvolvimento da excelência na gestão dos integrantes do Sistema, por meio de critérios baseados nos fundamentos de Excelência da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ). Agora saiba mais sobre a premiação promovida pela FNQ e sobre os fundamentos de excelência da entidade.
Sobre a FNQ
A FNQ – Fundação Nacional da Qualidade é um centro de estudo, debate, geração e disseminação de conhecimento na área da gestão. A proposta é alcançar a excelência da gestão, com um trabalho baseado na metodologia MEG – Modelo de Excelência da Gestão, que avalia, autoavalia e reconhece as boas práticas de gestão. A ideia é reunir milhares de pessoas em rede em prol da disseminação da causa e inserção das organizações e do Brasil na rota da competitividade mundial por meio da excelência.
O PNQ – Prêmio Nacional da Qualidade representa o reconhecimento à excelência da gestão das organizações no Brasil, e tem como papel principal estimular e apoiar as organizações para o desenvolvimento e a evolução de sua gestão, por meio da disseminação dos Fundamentos e Critérios de Excelência, para que se tornem sustentáveis, cooperativas e gerem valor para a sociedade.
Para 2016, os relatos organizacionais entregues pelas empresas participantes estão em processo de avaliação, em uma etapa que vai até outubro. Em novembro acontece a solenidade para anunciar as empresas reconhecidas com o PNQ e a entrega dos troféus.
Os oito Critérios de Excelência referem-se a:
1. Liderança – processos gerenciais relativos à orientação filosófica da organização e controle externo sobre sua direção; ao engajamento, pelas lideranças, das pessoas e partes interessadas na sua causa; e ao controle de resultados pela direção.
2. Estratégias e Planos – processos gerenciais relativos à concepção e à execução das estratégias, inclusive aqueles referentes ao estabelecimento de metas e à definição e ao acompanhamento de planos necessários para o êxito das estratégias.
3. Clientes – processos gerenciais relativos ao tratamento de informações de clientes e do mercado e à comunicação com o mercado e clientes atuais e potenciais.
4. Sociedade – processos gerenciais relativos ao respeito e tratamento das demandas da sociedade e do meio ambiente e ao desenvolvimento social das comunidades mais influenciadas pela organização.
5. Informações e Conhecimento – processos gerenciais relativos ao tratamento organizado da demanda por informações na organização e ao desenvolvimento controlado dos ativos intangíveis geradores de diferenciais competitivos, especialmente os de conhecimento.
6. Pessoas – processos gerenciais relativos à configuração de equipes de alto desempenho, ao desenvolvimento de competências das pessoas e à manutenção do seu bem-estar.
7. Processos – processos gerenciais relativos aos processos principais do negócio e aos de apoio, tratando separadamente os relativos a fornecedores e os econômico-financeiros.
8. Resultados – resultados da organização na forma de séries históricas e acompanhados de referenciais comparativos pertinentes, para avaliar o nível alcançado, e de níveis de desempenho associados aos principais requisitos de partes interessadas, para verificar o atendimento.
*Com informações da FNQ: www.fnq.org.br