Você está visualizando atualmente Comércio da Capital não funciona dia 14; Supermercados abrem normalmente

Comércio da Capital não funciona dia 14; Supermercados abrem normalmente

No feriado da Sexta-feira Santa, dia 14 de abril, o comércio de Campo Grande não abrirá as portas, uma vez que o período compreende um feriado nacional, segundo a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Mato Grosso do Sul (Fecomércio-MS). O acordo faz parte da convenção coletiva assinada entre os segmentos patronal e laboral.

As empresas abrangidas pela convenção também devem fechar seus estabelecimentos nos feriados do Dia do Trabalhador (01/05) e Finados (02/11), sob pena de aplicação de multas por descumprimento previstas na convenção.

Já os supermercados e hipermercados de Campo Grande abrem normalmente. Apesar dos sindicatos patronal e laboral que representam o setor ainda não terem concluído as negociações coletivas deste ano, foi firmado acordo provisório para o funcionamento do dia 14/04. Como forma de compensar o dia trabalhado, as empresas supermercadistas devem fazer o pagamento de R$ 55,00 ao trabalhador, em vale-compra, além de uma folga em no máximo 30 dias.

As convenções de todos os sindicatos ligados à Fecomércio-MS podem ser consultadas no site da Federação: http://www.fecomercio-ms.com.br/area-do-representado/convencoes-coletivas.