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Famílias estão mais otimistas, aponta pesquisa da Fecomércio

A Intenção de Consumo das Famílias (ICF) de Campo Grande avançou e chegou na zona positiva neste mês de julho, ficando em 102 pontos. Comparado ao mês passado, aumentou quatro pontos percentuais, de acordo com pesquisa da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Em julho de 2022, esse índice era de 80,7.

Todos os sete indicadores apurados apresentaram índices positivos. Entre as maiores variações estão: momento para duráveis (11,6%), a perspectiva profissional (6,3%) e nível de consumo atual (5,8%).

“Os recentes programas do Governo Federal, o “Desenrola Brasil”, de renegociação de dívidas, juntamente com o “Renegocia”, mutirão de negociação de dívidas que começa na próxima semana, podem trazer de volta o poder de consumo das famílias e isso gera uma percepção positiva para elas”, diz a economista da Fecomércio MS, Regiane Dede de Oliveira. “Precisamos acompanhar como isso terá de impacto no comércio”

Pesquisa – A coleta dos dados é realizada sempre nos últimos dez dias do mês imediatamente anterior ao da divulgação da pesquisa. Assim, os dados do ICF de julho/2023 foram coletados nos últimos dez dias do mês de junho/2023.

O ICF trata-se de um indicador antecedente do consumo, a partir do ponto de vista dos consumidores e não por uso de modelos econométricos, tornando-o uma ferramenta poderosa para a própria política econômica, para as atividades produtivas, para consultorias e instituições financeiras.

Confira a pesquisa:  Pesquisa ICF Julho

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