Você está visualizando atualmente Etapa de avaliação do SEGS é encerrada esta semana

Etapa de avaliação do SEGS é encerrada esta semana

Terminou nesta semana o período de avaliação do Sistema de Excelência em Gestão Sindical – SEGS, com a participação de 13 instituições. O processo tem o objetivo de promover o aprendizado de boas práticas e é realizado de forma colaborativa.

Segundo um dos multiplicadores do SEGS, Reginaldo Lima, com a avaliação é possível “observar e medir como está o nível de maturidade da gestão das entidades empresariais do comércio, levando-se em consideração os processos de comunicação, representação, atuação gerencial, parlamentar, produtos e serviços e sindical, para isso, verificasse desde a realização do processo até, seu monitoramento e apresentação melhorias.” De acordo com ele, isso é possível porque a entidade faz a sua própria avaliação – observando os pontos de melhoria – e é avaliada por uma segunda instituição. “O Segs é o dia a dia, e o dia a dia é Segs. Precisamos incorporar a gestão de forma simples e ágil, uma vez que as entidades são pequenas, e precisam responder com eficácia as necessidades e as expectativas das partes interessadas.”

Os resultados dessas avaliações serão priorizados em um plano de melhoria da gestão, mas para Reginaldo “existe espaço de melhoria dos processos de desenvolvimento de líderes, gestão por processos, desenvolvimento de produtos e serviços, melhoria e comunicação da defesa de interesse empresarial, em especial o de representação, legislativo, sindical e de informações para tomada de decisão, segundo as primeiras percepções.”

Participaram do ciclo os sindicatos do Comércio Varejista de Campo Grande, Naviraí, Nova Andradina, Aquidauana, Corumbá, Três Lagoas, Representantes Comerciais, Asseio e Conservação, Sindsuper e Despachante, e as Federações do Comércio do estados do Rio Grande do Sul, Alagoas, Mato Grosso, além da de Mato Grosso do Sul.

Para a secretária executiva do Sindicato do Comércio Varejista de Gêneros Alimentícios de Campo Grande (Sindisuper), Luciene Gonçalves Cardoso Camacho, a importância de participar da avaliação está justamente em “poder enxergar como estão nossos processos, onde podemos melhorar, e, a partir desse diagnóstico, fazer um plano de ação para a melhoria na gestão do sindicato”. O Sindsuper participa do SEGS desde 2010.