Você está visualizando atualmente Estudo sobre melhoramento da malha aérea da CNC é entregue a relator, em Brasília

Dirigentes do Sistema Comércio da região Norte e da Amazônia estão em Brasília nesta quarta-feira, 24/4, para discutirem sobre o melhoramento da malha aérea brasileira.

A Confederação Nacional do Comércio (CNC) elaborou um documento com contribuições do Sistema para o setor. O estudo tem 15 páginas e traz sugestões baseadas em levantamentos feitos pela equipe econômica, tendo por base Notas Técnicas. Foram definidos seis pontos-chave iniciais para tratar o tema.

Pelo diagnóstico, o segmento está concentrado em três empresas que – juntas – respondem por 99,5% do mercado nacional, uma concentração motivada por fatores de baixa competitividade, cuja origem está em fatores condicionantes que afastam a entrada de novos players.

O vice-presidente da Fecomércio MS, Daniel Felício, explica os principais fatores apontados no documento: “Judicialização elevada; Infraestrutura aérea precária e limitada; Necessidade de acordos bilaterais para cabotagem; Custos operacionais elevados. Ficou claro que, sem aeroportos regionais de qualidade, com custos de operação viáveis, não há como explorar novas linhas no país”. Daniel diz ainda que, apesar disso, estudo sobre os custos operacionais mostra que, há margem suficiente para a viabilidade econômico-financeira considerando a média de preços”.

O documento foi entregue em mãos do senador Alan Rick, atualmente o relator de um dos projetos mais importantes sobre o assunto, convidado especial da reunião.