Você está visualizando atualmente Estudantes de Caarapó conhecem ações sustentáveis do Sistema Fecomércio MS

Estudantes de Caarapó conhecem ações sustentáveis do Sistema Fecomércio MS

Em uma ação da Federação do Comércio de MS, 34 alunos da Escola Estadual Cândido Lemes dos Santos, de Caarapó, cidade que fica distante 273 km de Campo Grande, participaram de um roteiro onde a sustentabilidade foi a pauta do dia. Eles foram conhecer as ações de compostagem desenvolvidas no Sesc Camilo Boni, após almoço oferecido pela própria Fecomércio. É lá que funciona a compostagem. Os dois restaurantes descartam cerca de 150 kg de material orgânico. Esse material é processado e transforma-se em 15 kg de adubo, que são destinados a hortas comunitárias em parceria da prefeitura e para o Hospital São Julião. Para o estudante Breno Padilha Nogueira, uma experiência que ele levará para além da escola. “Eu achei tudo muito legal e nós aprendemos não só para a gente, mas podemos levar o ensinamento para mais pessoas”.

A professora Caroline Carvalho explica que o passeio finaliza uma etapa do projeto sustentável e que a ação prática fixa o conhecimento com mais facilidade do que o conteudista. “Aqui eles se sentem parte integrante da natureza e vendo as práticas, os alunos despertam o interesse em como preservar. A gente não preserva aquilo que não conhece”.

Os alunos também visitaram o Bioparque Pantanal, onde puderam conhecer de perto o maior aquário doce do mundo.  A aluna Aimèe Bertoloti estava ansiosa e querendo conhecer várias espécies, em especial o Axolotes, uma salamandra que vive na água. “Aqui a gente aprende a cuidar do meio ambiente, a preservar.”

Para a diretora adjunta da escola, Andreia Matos, a oportunidade de aliar conhecimentos da sala de aula à realidade, ofertando conhecimento além do livro didático, é “uma forma de promover e fortalecer os laços de sustentabilidade junto aos jovens.”

A gerente de relações institucionais da Fecomércio MS, Tatiana Maachar, afirma que a responsabilidade social é um dos pilares da instituição e contribuir com o desenvolvimento dos jovens, por meio de projetos sociais como esses, é papel também da Federação do Comércio. “Conseguindo despertar a consciência nesses jovens, estamos contribuindo com cidadãos mais responsáveis. A Fecomércio adota o Modelo de Excelência de Gestão, que é o MEG, e um dos seus fundamentos é o desenvolvimento sustentável, cuja perspectiva social nos leva, também, à realização de ações com esse cunho, que tanto nos enche de orgulho e satisfação”.