No momento, você está visualizando Endividamento das famílias segue em alta, diz CNC

Endividamento das famílias segue em alta, diz CNC

Em maio houve um leve aumento nos indicadores de endividamento, contas em atraso e aqueles que dizem que não terão condições de pagar em Campo Grande – MS, de acordo com a PEIC (Pesquisa de Endividamento e Inadimplência) da CNC – Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo.

De acordo com a pesquisa, 65,9% dos entrevistados afirmaram terem dívidas como cartões de crédito, carnês de lojas, crédito pessoal, etc. O índice é muito próximo ao mês anterior, quando estava em 65,8%, e está acima do registrado em maio de 2024 em 1,8%, quando estava em 64,7%.

Em relação à inadimplência, 28,0% dos individualizados informaram ter contas em atraso, contra 27,7% no mês anterior. O índice dos que não têm condições de pagar as contas é de 14,1%, ante 13,5% no mês de abril.

“O avanço na inadimplência gera preocupação, pois mostra que as famílias estão com mais dificuldade de equilibrar as finanças”, pontua a economista Regiane Dedé de Oliveira, do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento da Fecomércio MS. A média de atraso no pagamento das dívidas mantém-se em 70 dias.

O cartão de crédito segue como maior “vilão” de individualização, apontado por 75,5% dos endividados, seguido dos carnês, 17,2% e crédito pessoal, 10,4%.

Confira o estudo na íntegra no anexo:

PEIC MAIO

Deixe um comentário