Você está visualizando atualmente Encontro que discutiu o comércio da fronteira Brasil e Bolívia reúne quase 200 pessoas

Foi realizado no último fim de semana, dias 08 e 09 de setembro, o I Encontro sobre Negócios na Fronteira em Corumbá, promoção da Grande Loja Maçônica de Mato Grosso do Sul e pela Grande Loja Simbólica da Bolívia, com parceria da Fecomércio MS, Senac, MS, governo do Estado de MS, entre outros.

O evento reuniu 174 participantes, sendo 85 na Rodada de Negócios, além de palestrantes dos dois países e exposições de arte e cultura da fronteira.

O Senac MS participou com a palestra “FREESHOP – Estratégias de competitividade para as empresas locais e seu impacto na economia local”, falando sobre a experiência e as oportunidades de negócio envolvendo o mercado de freeshops.

Para a consultora de turismo do Senac MS, Camila Fernandes, o evento é uma grande oportunidade de troca de expertise entre os dois países, já que o encontro também trouxe palestrantes do Rio Grande do Sul. “Esse estado já tem experiência no comércio bilaterial com seus freeshops e o que foi apresentado traz a oportunidade de novos investimentos por parte do setor privado nas sete cidades que têm vocação para esse negócio”, diz.

O presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Corumbá, Otávio Phibois, também elogiou a iniciativa. “O comércio da nossa cidade depende 40% dos turistas do país vizinho. Então, implementar políticas públicas e acolher essas famílias que atravessam a fronteira, entendendo suas demandas é primordial para fomentar o setor e diminuir pequenas diferenças entre esses dois povos”, afirma.

O Grão Mestre da Grande Loja Maçônica de MS, Ademar de Souza Freitas, ressaltou a importância da maçonaria para o Brasil e o mundo na vanguarda dos eventos e entende a realização desse evento como mais um passo importante para os negócios do Estado. “Estamos nos unindo ao público e privado para auxiliar e fomentar esses setores objetivando o progresso”.

Região Sul – Nos dias 15 e 16 de setembro será realizado o I Encontro de Negócios da Fronteira Brasil/Paraguai no Espaço de Eventos Majestic Hall, em Ponta Porã, e  contará com palestrantes dos dois países, além de rodadas de negócios e exposições.