Você está visualizando atualmente Com adequação até dezembro de 2021, diploma digital reduz tempo de espera de 90 para 15 dias

Com adequação até dezembro de 2021, diploma digital reduz tempo de espera de 90 para 15 dias

A partir de 2022 todas as Instituições de Ensino Superior – IES irão fornecer aos graduados diplomas digitais, armazenados em nuvem e com fácil acesso por meio do QR Code, uma inovação que traz múltiplos benefícios para os alunos e para as instituições, significando segurança, economia e agilidade.

A Fecomércio-MS, que integra a rede  Certisign em Mato Grosso do Sul, oferece o serviço às instituições de ensino superior, além de emissão do certificado digital E-CPF e E-CNPJ  e também certificado de origem. O atendimento é na sede da entidade, em Campo Grande, no novo prédio da Fecomércio e Senac em Corumbá, no Sindicato do Comércio Varejista de Dourados e prédio integrado do Sesc e Senac e Fecomércio de Ponta Porã.

“Os benefícios do diploma digital são para instituições privadas e públicas que aderem quanto para os acadêmicos, otimizando o tempo na comunicação com o MEC, economia de 70% no papel e a segurança das informações”, explica a gerente do Departamento Comercial da Fecomércio-MS, Audrea Cortes.

Audrea explica que as informações do acadêmico são todas armazenadas em nuvem a partir do ingresso na faculdade. “Hoje o diploma, em manual, demora para em torno de 90 dias para chegar ao aluno, com o diploma digital esse prazo será abreviado para em até 15 dias”.

No dia 11 de março de 2019, o Ministério da Educação publicou em Diário Oficial a Portaria Nº 554, que trata da emissão e o registro de diploma de graduação, por meio digital, pelas Instituições de Ensino Superior – IES pertencentes ao Sistema Federal de Ensino, com prazo de 24 meses para adequação. E no dia 10 de dezembro o MEC fez o lançamento oficial do Diploma Digital, informando o prazo de adesão até dezembro de 2021 para instituições públicas e privadas.

A validade jurídica do diploma digital se dá mediante a assinatura com certificação digital e carimbo de tempo na Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira – ICP-Brasil, conforme os parâmetros do Padrão Brasileiro de Assinaturas Digitais – PBAD.

Desta forma, as instituições de ensino superior precisam adotar tecnologias que permitam verificar, a qualquer tempo, sua validade jurídica em todo território nacional, garantindo permanentemente sua legalidade,  autenticidade, integridade, confiabilidade, disponibilidade, rastreabilidade, irretratabilidade,
privacidade e interoperabilidade. É dispensada a assinatura digital do diplomado.

Serviço – A Fecomércio está localizada na Rua Almirante Barroso, 52, bairro Amambaí. Mais informações por meio do telefone 3311-4440.

Deixe um comentário