Você está visualizando atualmente Decola MS: “Garantir efetividade das políticas para turismo é fundamental”, diz Fecomércio

O governador de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja, lançou na tarde desta terça-feira, 18, o programa “Decola MS”, com  medidas para incentivar os voos regionais e o turismo. “O turismo tem capacidade para dinamizar mais de 50 segmentos da economia.   Discute-se, inclusive, a sua capacidade de ampliação, visto que cada vez mais há uma maior procura das pessoas pelo ‘turismo aprendiz’, ‘o turismo da experiência’. Nesse sentido, qualquer forma de incentivo diretamente ou indiretamente pode ser encarada como um estímulo”, diz a gerente de relações institucionais da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de MS (Fecomércio-MS), Tatiana Maachar, que participou da solenidade e ponderou que é fundamental articulação para as políticas para o setor efetivamente produzam os efeitos esperados.

Como parte das ações, Reinaldo assinou decreto reduzindo o ICMS do querosene de aviação, entre 17% e 1,41%, conforme o número de voos abertos pela empresa.  O secretário de Estado de Meio Ambiente , Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar, Jaime Verruck, explicou que o critério de proporcionalidade é o mesmo adotado para incentivo das indústrias no Estado. “O que queremos é baratear os voos e atrair novos turistas”.
Na área de infraestrutura, foi viabilizado junto ao governo federal montante de R$ 116 milhões para as reformas dos aeroportos de Campo Grande, Dourados, Bonito e Coxim. Na Capital, as obras devem começar em julho, totalizando R$ 55 milhões. Outros R$ 50 milhões serão para o Aeroporto Regional de Dourados e em Bonito, cartão-postal do turismo estadual, serão investidos R$ 7 milhões. Outros R$ 4 milhões vão custear obras na pista e no balizamento do Aeroporto Municipal de Coxim. A próxima etapa é garantir recursos para aeroportos de Paranaíba, Chapadão, Porto Murtinho e Naviraí.