Você está visualizando atualmente Consumidores brasileiros se sentem seguros ao fazer compras online

Consumidores brasileiros se sentem seguros ao fazer compras online

Os consumidores brasileiros se sentem seguros para realizar compras online, mostra a segunda edição do estudo “Segurança do consumidor digital e as fraudes no varejo“, realizado pela Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC) em parceria com a Pinion. O estudo mostra que as empresas devem adotar cada vez mais medidas que garantam a segurança do cliente durante a compra.

Para o levantamento, foram entrevistados 804 consumidores de todo o País que têm o hábito de realizar compras pela internet. De acordo com os dados levantados, cerca de 87% desses consumidores sentem segurança ao comprar em e-commerce de lojistas nacionais. Além disso, 38% se sentem mais seguros ao fazer compras online em marketplaces.

“Garantir uma jornada de compra segura e dar um suporte para eventuais problemas que ocorram em uma compra digital é essencial para as empresas de varejo prosperarem no Brasil”, afirma Eduardo Terra, diretor-presidente da SBVC.

Ainda de acordo com o estudo, mesmo com uma grande parcela dos consumidores se sentindo seguros, um total de 27% dos entrevistados revelou já ter sofrido algum tipo de fraude ao comprar online, o que representa um aumento de 12 pontos porcentuais em relação à edição de 2019 da pesquisa. Algumas das ocorrências foram:

• Não recebimento do produto adquirido: 57%.
  • Recebimento do produto errado ou com defeito: 33%.
  • Fraudes no cartão de crédito: 31%.
  • Vazamento dos dados pessoais: 17%.
  • Fraude na geração de boleto: 12%.

Denúncias – O estudo também constatou que grande parte dos consumidores lesados costuma denunciar o ocorrido, sendo que a maioria realiza denúncias online. No entanto, ainda há um número considerável de consumidores que não denunciam, representando 42%. A principal ferramenta utilizada para a denúncia é o site “Reclame Aqui” (40%), seguido pelo Procon (22%). Também é importante destacar o aumento significativo de ocorrências não resolvidas, que passou de 25% na edição de 2019 para 40%

As principais formas de resolução das ocorrências foram as seguintes:

25% dos casos tiveram o valor devolvido pela empresa, para a conta do consumidor.

Em seguida, em 12% dos casos, o valor foi devolvido pelo banco, para a conta do consumidor.

Também em 12% dos casos, o valor foi devolvido em forma de créditos para utilização em compras futuras.

Por fim, em 7% dos casos, o produto foi trocado.

“Segurança digital e proteção de dados vem se tornando um tema cada vez mais relevante”, completa Terra.

Com informações Mercado e Consumo com Mercado&Tech.

Imagem:  Gerd Altmann por Pixabay