Você está visualizando atualmente Conecta 2023: Representações são importante linha de defesa dos empresários

Conecta 2023: Representações são importante linha de defesa dos empresários

A ocupação competente dos espaços de representação está na base da atuação da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). A forma como a Confederação se estrutura nessa importante área foi tema da palestra A Importância do Papel do Representante, no hub temático Representação do Conecta 2023.

Sergio Henrique Moreira Sousa, responsável pela Gerência de Gestão das Representações (GGR) fez um breve histórico da criação da área na CNC, mostrando que em 2022, o órgão passou a fazer parte da Diretoria de Relações Institucionais. Segundo ele, hoje são 248 representantes em 232 assentos nos mais diversos espaços de representação, nos setores públicos e privados.

Conforme explicou Sergio Henrique, a GGR trabalha tanto na preparação dos representantes, promovendo informações sobre o perfil da instância em que atuarão e nas pautas nela debatidas, quanto na difusão dos resultados de suas ações de representação, com a sistematização e a edição de informes, relatórios e publicações temáticas.

O analista da GGR, Oscar Gordilho Nobrega, fez um resumo dos principais tipos de representação da CNC: negociação coletiva, participação em fóruns, conselhos, audiências públicas e conferências; influência (lobby e advogacy); mobilizações, como campanhas públicas em prol dos interesses do comércio; ações administrativas e Judiciais; ofícios dirigidos.

Áreas temáticas

As diversas áreas temáticas para cobertura das instâncias de representação foram apresentadas pela analista Cássia Marques. Ela também falou sobre os processos de indicação, preparação e os compromissos dos representantes.

Um caso concreto da importância da representação na defesa dos interesses do setor terciário foi apresentado por Bernadeth Macedo, engenheira de Segurança do Trabalho, representante da CNC na Comissão Tripartite Paritária Permanente (CTPP). Bernadeth lembrou que o transporte de bebidas alcoólicas, em determinado momento, passou a ser demandado como atividade de risco e insalubre, com evidentes prejuízos para o comércio varejista. Foi um trabalho meticuloso de representação para ajustes na legislação, com participação direta de Bernadeth, que permitiu encaminhar a questão.

“Vi aqui na plateia vários representantes da CNC. O trabalho de vocês é de extrema importância. Lá na ponta, a CNC, o seu presidente, não podem estar presentes. Então, são os senhores que levantam essas importantes bandeiras diariamente nos espaços de representação, na defesa do comércio, dos seus empresários e trabalhadores”, reconheceu Sergio Henrique.

Fonte: CNC