Você está visualizando atualmente Conecta 2023 debate liderança efetiva em último dia de evento

Conecta 2023 debate liderança efetiva em último dia de evento

Mentalidade. Essa foi a palavra-chave da palestra O Caminho para a Liderança Efetiva, ministrada pela coordenadora do Polo de Liderança do Sebrae, Rosangela Angonese, nesta terça-feira (11/07), segundo e último dia do Conecta 2023, que está sendo realizado em Brasília pela CNC. Rosangela evidenciou um conceito criado pelo autor americano Simon Sinek, chamado de Jogo Infinito.

De acordo com Simon, o líder deve fugir do lugar-comum do Jogo Finito que acaba por criar uma competição predatória que sempre tem um ganhador e um perdedor, além de um prazo para acabar. “No Jogo Infinito, ao contrário, o processo é contínuo. As organizações precisam passar perenidade aos processos, e é aí que a liderança precisa estar”, explicou Angonese. “Nesse jogo, sempre há espaço para novos participantes e se preza por um lugar onde se possa crescer e progredir.”

A palestrante destacou a necessidade e o desafio de transformar o interesse individual para fortalecer o coletivo. “Temos aqui diversos líderes do Sistema Comércio. Qual o interesse dessa comunidade? Como eu, como líder, sou capaz de representar aquilo que todos querem?”, provocou, elencando características cruciais para tornar efetiva a jornada da liderança: elevado nível de autopercepção; entender as emoções dos outros; alto nível de escuta e compreensão do ambiente; e realização em cooperação.

Segundo Rosangela, saber ouvir é essencial para criar uma liderança de fato efetiva e que faça a diferença na vida das pessoas: “O verdadeiro líder não é aquele que dá as respostas, mas sim o que faz as melhores perguntas, que se interessa por quem eu sou, pelo que eu estou sentindo. Vou me engajar porque percebo que ele se interessa por mim”.

O Conecta 2023 é dedicado ao compartilhamento de boas práticas do Sistema Comércio (formado por 34 Federações Estaduais e Nacionais, além de sindicatos, Sesc e Senac) e acontece nos dias 10 e 11 de julho, no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), em Brasília. “Eventos como este são essenciais para conseguirmos identificar as múltiplas facetas da mesma situação, compreender o cenário atual e seus desdobramentos futuros”, concluiu a palestrante que também é autora do livro O fim da liderança tóxica nas organizações.

Fonte: CNC