Você está visualizando atualmente Com intensa troca de experiências, 9º Fórum Nacional de Dirigentes de Institutos Fecomércio é encerrado em Bonito

Terminou na manhã desta quinta-feira, 20, o 9º Fórum Nacional de Dirigentes de Institutos de Pesquisa Fecomércio, que durante dois dias reuniu em Bonito (MS) representantes de 11 Institutos do País para discutir o cenário econômico atual, oportunidades e trocar experiências. O evento foi realizado pelo Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento da Fecomércio-MS (IPF/MS) no auditório do Sebrae.

No último dia de programação, teve a apresentação "Impactos e Tendências: Utilização da Matriz Insumo-Produto e de Métodos de Projeção", por Daniela Teixeira Dias, do IPF/MS. Daniela apresentou o portfólio de produtos, com pesquisas internas e sob demanda e também abordou metodologia e inserção na mídia.

O presidente do IPF-MS e do Sistema Fecomércio, Edison Araújo, destacou a atuação integrada do Sistema. Na área de qualificação, o IPF-MS identifica demandas e o Senac formata soluções. Assim surgiu o produto Senac Empresa, explicou o diretor regional, Vítor Mello. "A capacitação dos empresários é importante para que absorva a cultura de capacitação". Também participou do evento a diretora regional do Sesc, Regina Ferro.

Ao fim, os participantes debateram estratégias para fortalecimento dos Institutos. "O propósito é esse, a troca de experiência e vivências. Foi uma oportunidade muito enriquecedora e importante a presença dos sindicatos", disse a  presidente do Fórum e diretora-executiva do Instituto Fecomércio-DF, Elizabet Garcia Campos, que também destacou a cooperação entre o IPF/MS, Sesc e Senac como case. Foi o primeiro Instituto criado no País e completará 21 anos em setembro. A próxima edição do Fórum será em Fortaleza (CE).

O empresário Adilson Puertez, de Campo Grande, ressaltou a importância dos Institutos para levar um insumo essencial à sobrevivência dos negócios em tempos de mudanças rápidas: a informação. "Precisamos dos Institutos e de informações rápidas. Não há outro órgão que nos dê informações rápidas e eficazes".

Edison Araújo finalizou o evento agradecendo a organização, que assumiu o desafio de conduzir o Fórum Nacional, apoio das lideranças sindicais e da diretoria do Sistema Fecomércio, IPF/MS, Sesc e Senac. "Nesta visita vocês tiveram oportunidade de ter uma mostra de como funciona nossa economia".

O evento contou com participação de representantes da CNC e dos Institutos de Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Minas Gerais, Piauí, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Distrito Federal, Pernambuco, Tocantins, Paraná e Ceará. Também participaram Hermes Martins da Cunha, presidente da Fecomércio-MT; Ari Faria Bittencourt, vice-presidente da Fecomércio-PR e presidente do Instituto Federal-SC; Maurício Filizola, vice-presidente da Fecomércio-CE.