Você está visualizando atualmente Com a participação de ministros do STJ e TCU, evento da CNC reúne Federações do Comércio, Sesc e Senac de todo o País

Durante três dias, Conecta 22 promoveu discussões técnicas de temas que foram desde a área jurídica até comunicação e relações institucionais

A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) realizou durante três dias, de 16 a 18 de novembro, o Conecta 22, um encontro de todas as Federações Estaduais e Nacionais, diretores regionais do Sesc e do Senac, e colaboradores da CNC, com objetivo de reunir as áreas afins para debater temas relevantes, de forma integrada e sistêmica. O evento foi realizado no Hotel Windsor Marapendi, na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro.

Uma das diversas atividades foi a palestra de abertura do evento, no dia 16/11, na qual o ministro do Tribunal de Contas da União Jorge Oliveira falou a respeito do TCU e o Sistema S. Nesta sexta-feira, 18, as discussões foram sobre o acesso à Justiça e a desjudicialização, com a palestra do corregedor nacional de Justiça, o ministro do Supremo Tribunal de Justiça Luis Felipe Salomão.

O evento teve mais de 400 inscritos, e, ao longo dos três dias, participaram presidentes das Fecomércios e Federações Nacionais, diretores do Sesc e do Senac e colaboradores das entidades de todos os Estados. A programação foi organizada para promover uma imersão no universo do Sistema Comércio e proporcionar a troca de boas práticas de trabalho de cada uma das unidades pelo desenvolvimento social e econômico do País.

“Para que essa estrutura se mantenha sólida, é importante estarmos todos juntos, alinhados no mesmo entendimento e posicionamento, com conhecimento nivelado e harmônico. Esse evento foi elaborado para que cada um dos nossos pares possa iniciar seus novos ciclos com uma bagagem atualizada e preparada para os desafios dos próximos anos”, destacou o presidente José Roberto Tadros. Ele pontuou que a CNC se consolidou, ao longo das quase oito décadas de existência, como uma entidade atuante e de alta representatividade. “A cada ano, a Confederação vem se tornando mais moderna e eficiente. A nossa busca é contínua pelo fortalecimento de todas as entidades do Sistema Comércio”, concluiu o presidente da CNC.

Gamificação

O local escolhido para acomodar o evento foi totalmente adaptado para envolver os participantes. Da concepção à ambientação dos espaços, a CNC proporcionou experiências sensoriais, como uma viagem ao passado em realidade virtual e o desbravamento do Sistema Solar. Em cada parada, uma surpresa aos participantes.

Outra novidade foi um aplicativo de gamificação chamado Jornada do Explorador, em que o convidado ativa sua participação por meio do QR Code em seu crachá, em totens espalhados pelo local. Ao longo do evento, cada participante vai acumulando pontos na jornada que podem ser trocados por brindes.

Discussões técnicas

Na manhã do dia 17, os hubs temáticos das áreas jurídico-sindical, de comunicação, de relações institucionais e de economia e inovação se reuniram simultaneamente para debater questões técnicas de cada um dos segmentos. Os Conselhos Nacionais do Sesc e do Senac também realizaram seu encontro mensal no mesmo momento.

Durante a tarde, os presidentes e porta-vozes de Federações tiveram atendimento exclusivo sobre o relacionamento com a imprensa e influenciadores. O dia terminou com a entrega do Prêmio Conecta de Comunicação, que apontou os melhores desempenhos da área em seis categorias.

Nesta sexta-feira, último dia do evento, houveram palestras sobre a missão da CNC, as finalidades e atuação de cada entidade, além de diretrizes para a realização do planejamento estratégico, incluindo a apresentação dos resultados da recente pesquisa de imagem efetuada pela Confederação.

Diplomação da nova Diretoria

A diplomação dos novos membros da Diretoria da CNC, eleita em setembro e que assume oficialmente a administração no sábado (19), ocorreu na quarta-feira (16), na abertura do Conecta 22. À noite, foi realizado um jantar comemorativo temático, a Decolagem da Nave Conecta, no salão denominado Espaço Sideral, onde todos os astros do Sistema Comércio foram convidados a iniciar a jornada de troca de experiências e conhecimentos.

Fonte: CNC