Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade (Cetur) apresenta ações e projetos de 2025 em reunião integrada da CNC com representantes do Sistema Comércio
O Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade (Cetur) da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) reuniu, em Brasília, no dia 27 de março, representantes das câmaras e conselhos de turismo das Federações do Comércio nos Estados (Fecomércios) para apresentar as ações de 2025 e debater estratégias para o desenvolvimento do setor em âmbito nacional.
Na abertura, o coordenador do Cetur e diretor da CNC, Alexandre Sampaio, destacou a relevância econômica e social do setor turístico e a importância da reunião integrada, que, além dos representantes de turismo das Federações, contou com integrantes da Rede Nacional de Aperfeiçoamento de Legislações (Renalegis) e coordenadores e líderes do programa de desenvolvimento sindical Atena. “O turismo é um potente vetor de desenvolvimento socioeconômico que gera emprego e renda em múltiplos setores da sociedade. Por isso, queremos incentivar que nosso trabalho seja cada vez mais integrado e coeso, garantindo que o turismo permeie todas as áreas da CNC e pautas do Sistema Comércio, fortalecendo o diálogo institucional e a cooperação estratégica para o setor”, afirmou.

O encontro apresentou os principais pilares de atuação do Cetur, que são o relacionamento com instâncias de governança, a defesa de interesses, os estudos e produções técnicas e a promoção e participação em eventos. A gerente do Cetur, Aline Lopes, enfatizou a importância dessa abordagem integrada. “Hoje, o Cetur reúne 32 associações empresariais e entidades nacionais do turismo, além das câmaras e conselhos das 27 Fecomércios estaduais e do DF, e juntos fomentamos o turismo, de forma integrada, em todo o Brasil. Essa colaboração entre todos os atores dos setores público e privado fortalece a competitividade do turismo. Este ano, celebramos 70 anos de atuação pelo setor, 70 anos do Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade da CNC”, pontuou.
Entre as ações previstas para 2025 estão o seminário sobre Turismo Responsável, que vai gerar publicações técnicas sobre iniciativas sustentáveis; o Prêmio Atena Turismo em Ação, que busca reconhecer boas práticas no setor; reuniões com membros efetivos e grupos de trabalho setoriais ligados ao Conselho Nacional de Turismo do Ministério do Turismo. Destaque para o Vai Turismo, que avança com encontros setoriais nos Estados, promovendo debates estratégicos para a construção de um novo documento do setor para as eleições de 2026 e com o Painel de Inteligência Competitiva no Turismo.

Vai Turismo: mais inteligência e competitividade para o setor
O programa Vai Turismo, iniciativa que mobiliza e conecta atores importantes do setor turístico em âmbitos nacional e estadual, é a principal ferramenta de atuação do Sistema Comércio para o desenvolvimento do setor. Segundo Cássio Garkalns, CEO da GKS Inteligência Territorial e consultor do programa, o Vai Turismo visa apoiar e estimular a implementação de políticas públicas que consolidem o turismo como vetor de desenvolvimento sustentável. “O turismo não é apenas lazer, é renda, emprego, infraestrutura e educação. O Vai Turismo tem o desafio de integrar diversos setores, criando condições reais para o desenvolvimento regional”, disse Garkalns.
Ele enfatizou o papel pioneiro do programa ao colocar o turismo na pauta política. “Pela primeira vez, o turismo esteve presente nos planos de governo de todos os Estados brasileiros. Agora, buscamos acompanhar as ações implementadas no setor, identificando oportunidades e oferecendo subsídios para impulsionar investimentos e aprimorar políticas públicas”, explicou Cássio.
O Painel de Inteligência Competitiva no Turismo nasce da percepção do movimento Vai Turismo de que não bastava apontar caminhos com sugestões de políticas públicas, mas era preciso ajudar na caminhada. Enzo Arns, consultor do Vai Turismo, disse que, hoje, o painel conta com cerca de 2 mil projetos cadastrados de todas as Unidades Federativas, o que possibilita aos gestores acompanhar a evolução dos projetos turísticos e direcionar investimentos de forma mais assertiva. “Essa ferramenta estratégica visa antecipar tendências e permitir que as Federações tenham protagonismo nas decisões ligadas ao turismo em seus estados, com base em dados técnicos e estatísticos”, afirmou Enzo.

O painel agora contará com um banco de dados atualizado e ampliado, formulários mais intuitivos e novas funcionalidades que visam facilitar o acompanhamento dos projetos e suas correlações com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU e a metodologia de Destinos Turísticos Inteligentes (DTI). Luciano, responsável técnico pelo painel, destacou que as novas funcionalidades permitirão, além de acompanhar a evolução detalhada dos projetos cadastrados, correlacioná-los diretamente com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, com a metodologia de Destinos Turísticos Inteligentes (DTI) e com o Plano Nacional de Turismo do MTur. “Pela primeira vez, teremos clareza sobre como os projetos nos Estados apoiam as metas nacionais”, salientou.
Ao final da apresentação, houve espaço para manifestações dos representantes das Federações. José Antônio Boff Buffon, secretário executivo da Câmara Empresarial de Turismo da Fecomércio do Espírito Santo, ressaltou a evolução da CNC e reforçou a importância estratégica do painel. “Alexandre Sampaio esteve há 2 anos lá na Federação, e eu preciso dar um testemunho aqui do quanto evoluímos nesse tempo. Hoje, eu vi coisas espetaculares nessa casa, que dão um impulso muito grande para que as Federações se engajem de forma mais estratégica. Estamos vivendo um ponto de mutação no turismo brasileiro, e essa plataforma será fundamental para uma gestão mais estratégica, permitindo tomadas de decisão baseadas em dados concretos, e não em achismos”, afirmou.
Representantes das Federações do Comércio apresentaram dúvidas e sugestões, mostrando entusiasmo pela continuação e aprimoramento das ações do Cetur. A reunião reforçou o compromisso da CNC de fortalecer o turismo brasileiro por meio da integração entre as Federações e do investimento em inteligência de dados, visando a um crescimento sustentável do setor.
Fonte: CNC