Você está visualizando atualmente Câmara Federal lança Frente Parlamentar em Defesa do Pantanal

Câmara Federal lança Frente Parlamentar em Defesa do Pantanal

Foi lançada nesta quarta-feira (02/08) na Câmara dos Deputados a Frente Parlamentar em Defesa do Pantanal, para discutir políticas públicas que possam garantir o desenvolvimento sustentável do bioma. A iniciativa é da deputada federal por Mato Grosso do Sul, Camila Jara.

A Fecomércio MS é uma das apoiadoras da Frente Parlamentar em Defesa do Pantanal, por meio da Assessoria Legislativa – Renalegis, e da Gerência de Relações Institucionais, que acompanham as ações nas esferas do legislativo, executivo e judiciário, em defesa dos interesses da categoria e de todo o Estado. “A instituição defende ações de preservação do bioma pantaneiro e busca sempre apoiar iniciativas como esta, em defesa do Pantanal”, afirma o presidente do Sistema Comércio MS, Edison Araújo.

A Frente Parlamentar em Defesa do Pantanal vai focar em produzir legislações específicas para proteção do bioma, sobretudo contra o avanço das práticas nocivas da agropecuária, que contam com forte ação humana para abrir novas áreas de plantio e de pastagens e têm causado desmatamentos, queimadas, erosões e secas, fenômenos que mudam o ciclo da vida e ameaçam a biodiversidade.

A ideia é que os trabalhos da Frente produzam uma legislação federal para o Pantanal, a partir de escuta ativa das pessoas que vivem no bioma ou são afetadas por ele, como rodas de conversa, plenárias e audiências públicas.

Pantanal

Maior planície inundável do mundo, o bioma Pantanal é considerado patrimônio natural da humanidade. Ao longo dos seus mais de 250 mil quilômetros quadrados de extensão, abriga cerca de 212 espécies de mamíferos, 269 de peixes, 98 de répteis, 650 de aves e 1800 de plantas. É uma verdadeira reserva da biosfera.

Além disso, oito rios formam a bacia hidrográfica do Alto Paraguai e são fundamentais para a locomoção, atividade econômica e sobrevivência das comunidades indígenas e ribeirinhas da região.