Nesta quinta-feira, 02 de março, cerca de 300 pessoas, entre comerciantes, lideranças empresariais e profissionais ligados ao comércio participaram do workshop GPS “Cenários e Tendências de Mercado”, realizado pelo Sistema Fecomércio, por meio do Senac MS, e pelo Sindivarejo Campo Grande, no auditório do Bioparque Pantanal, em Campo Grande.
Para o presidente do Sistema Fecomércio MS, Edison Araújo, a organização de eventos como esse é fundamental para preparar o empresário para as novas tendências do varejo. “Eles terão acesso ao que já está sendo colocado em prática em outros mercados e que já já estará no Brasil. Quem sair na frente, sempre tem oportunidade de conquistar melhor fatia no mercado. E, para nós, do Sistema Comércio, é gratificante participar de momentos importantes de virada de chave para o setor, sempre contribuindo para fomentar nossa economia”.
O diretor regional do Senac MS, Vitor Mello, destacou a importância de abordar assuntos da economia mundial e que repercutem no setor, já que toda a dinâmica da cadeia mundial também influencia a atividade do empresariado local. “Trazer os impactos do que já ocorre no varejo mundial e do que está sendo bem feito em outros locais para que nossa classe empresarial, seus executivos e profissionais da área possam utilizar o conhecimento nas suas práticas e melhorando o resultado das organizações”.
O economista da CNC – Confederação Nacional do Comércio, Guilherme Mercês, e o consultor de varejo, Caio Camargo, conduziram os painéis. Guilherme abordou o tema “Cenários Econômicos para 2023” e explica que os empresários precisam se preparar para um ambiente de negócios mundial mais conturbado do ponto de vista geopolítico. “É importante olhar para as finanças, principalmente na parte de dívidas e tributária, mas ao mesmo tempo se preparar para essa transformação digital, buscando e qualificando a mão de obra”.
O consultor Caio Camargo – que liderou uma comitiva de empresários sul-mato-grossenses até os EUA, em janeiro, onde ocorreu a NRF 2023, a maior feira mundial do varejo – falou sobre “Aprendizados da NRF 2023 e os desdobramentos para o Varejo Brasileiro”. Segundo ele, durante a Feira, ficou claro que os empresários precisarão se atentar ao novo consumidor, mais impactado com as questões de consciência com o meio ambiente, querendo mais experiências na loja física apesar de estarem fortemente voltados para o digital e que o metaverso, aplicado à experiência, é sim, realidade. “A tecnologia vem para agregar valor para o comerciante e também será a grande aliada para melhorar sua performance. A gente está no varejo olhando muito mais para o básico; fazer o bem-feito, conversar e entender o seu cliente com profundidade”.
Durante o evento, os participantes também conheceram cases de lojas que estão se destacando e, claro, conquistando mais clientes e melhorando suas vendas.
Foto: Divulgação Senac MS