Você está visualizando atualmente Aporte de 13º. Salário movimenta economia neste final de ano e contribui com perspectiva mais positiva

Pesquisa do DIEESE (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos) aponta que o comércio de Mato Grosso do Sul vai receber cerca de R$ 29.880.256,00 referentes ao 13º. Salário, em dezembro. Os dados foram publicados em reportagem do Campo Grande News e levam em conta estimativa da RAIS (Relação Anual de Informações Sociais) 2020 e o Novo Caged de 2021 até junho de 2022 e estipula o montante recebido por 136.806 beneficiários do Estado, que recebem – em média – R$ 2.133,53. Em volume de beneficiários, seguem os setores do funcionalismo público, do Comércio, o de Serviços e o da Construção Civil.

Para a economista da Fecomércio MS, Regiane Dedé de Oliveira, a entrada desse “aporte” é importante para a economia neste período do ano. “Além das festas natalinas e de final de ano, o consumidor também se prepara para os pagamentos que virão logo no início do ano, como IPVA, IPTU e tudo o que se refere à educação – matrícula e material escolar. São ciclos sazonais que significam pagamento de contas atrasadas, liberação de crédito e, claro, novas despesas”, diz ela.

“Não é por menos que neste semestre estão acompanhando índices mais positivos tanto entre os comerciantes, como apontou o último Índice de Confiança dos Empresários do Comércio (ICEC) que foi de 143,4 pontos, o maior da série histórica da Confederação Nacional do Comércio (CNC), e também como o de Intenção de Consumido das Famílias (ICF), que foi de 98,4 , quase atingindo a zona positiva que é de 100 pontos”, lembra Regiane.

Com informações: CGNEWS