Você está visualizando atualmente Abertura de empresas em 2018 tem o melhor desempenho em quatro anos em MS

Abertura de empresas em 2018 tem o melhor desempenho em quatro anos em MS

Mato Grosso do Sul abriu 6.360 empresas em 2018, o melhor desempenho dos últimos quatro anos. Os dados são da Jucems (Junta Comercial de Mato Grosso do Sul) e confirma a tendência de recuperação da economia do Estado após a crise dos anos 2015/16 que levou o país à estagnação.

Em 2015, ano em que a economia brasileira entrou oficialmente em crise com retração de 3,5% no PIB, a Jucems registrou a abertura de 5.921 empresas, queda de 11,7% em relação ao ano anterior. Em 2016 o país continuava em crise e a Jucems registrou a abertura de 5.750 empresas, pequena queda de 2,88% se comparado ao resultado apurado em 2015. Foram abertas 6.046 empresas no Estado em 2017 e o movimento se consolidou com o desempenho do ano passado.

O relatório da Jucems aponta, ainda, que em dezembro do ano passado foram abertas 388 empresas, sendo a maioria (251) no setor de Serviços. Outras 126 no Comércio e 11 no setor de Indústria. Campo Grande aparece como endereço da metade das empresas abertas em dezembro passado (194), depois vem Dourados com 31, Três Lagoas 16 e Naviraí com 12.

“A velocidade de fechamento ainda está um pouco alta, mas as aberturas estão superando. Está indo ao encontro da intenção de consumo, da confiança dos empresários, que estão mais otimistas com a recuperação da economia, da melhora nos negócios, e consequentemente acabam investindo mais, e também incentivando novos empreendedores”, explica a economista do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento da Fecomércio-MS (IPF-MS), Daniela Dias.

Com informações da Semagro.