Você está visualizando atualmente A UCDB recebe certificação de excelência na gestão, primeira universidade do país a conquistá-la

A Universidade Católica Dom Bosco recebeu o Certificado da Jornada de Excelência de Excelência em Gestão do Instituto MS Competitivo, a primeira universidade a conquistar a certificação no país. A solenidade foi realizada hoje (18/12), na sede da instituição.

Participaram da solenidade o presidente do Instituto MS Competitivo e presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae-MS, Edison Araújo, o reitor da UCDB, Padre Ricardo Carlos, a superintendente da Fecomércio-MS, Valmira Carvalho, o diretor-superintendente do Sebrae MS, Cláudio Mendonça, além do Pró-Reitor de Desenvolvimento Institucional Ir. Gillianno Mazzetto.

“Mais do que uma certificação em si, o credenciamento significa que estamos rumo a excelência”, explica o reitor. “Acreditamos que é com a educação de qualidade que nós vamos formar cidadãos e profissionais mais comprometidos com valores universais.Com a certificação, todos os processos de gestão da universidade serão acompanhados para uma melhoria contínua dos serviços.

Esse modelo de gestão, baseado no da Fundação Nacional de Qualidade, tem como foco o desenvolvimento humano e a inovação, com indicadores, metas e objetivos claros que facilitam o trabalho de todas as equipes, desde os administrativos até os professores e coordenadores de cursos de graduação, mestrados e doutorados.

O processo de certificação da UCDB começou em maio deste ano, quando a Universidade apresentou um pré-diagnóstico ao MS Competitivo e formou um núcleo de organização interna para readequar as ferramentas de gestão. À auditoria, realizada após quatro módulos, a Católica apresentou processos mais bem definidos para execução das tarefas, além de um planejamento a curto, médio e longo prazo.

O trabalho de melhoria já foi implantado na elaboração da Carta de Navegação 2018-2022 — como é chamado o planejamento estratégico institucional na UCDB. Todos os projetos que constam nesse documento já tiveram como foco a Jornada de Excelência e foi construído com a participação de representantes do Conselho de Reitoria, professores e técnicos administrativos, tendo como base os padrões de excelência da gestão e critérios internacionalmente reconhecidos.

O presidente do MS Competitivo, Edison Araújo, ressaltou a importância do envolvimento de uma universidade na Jornada de Excelência. “Mais do que o compromisso aqui assumido junto aos colaboradores, fica a mensagem clara da instituição em promover a melhoria contínua da qualidade e isso vai refletir junto ao seu público. É o que evidencia o seu mérito para com o desenvolvimento da gestão de excelência”.

O Instituto MS Competitivo

Lançado em 2004, o Movimento Mato Grosso do Sul Competitivo – MS Competitivo, teve sua oficialização em 2005, quando se consolidou com apoio financeiro do Movimento Brasil Competitivo (MBC), Petrobras, Gerdau e Sebrae.

O Instituto MS Competitivo tem como compromisso mobilizar lideranças para a melhoria da qualidade, produtividade e competitividade das organizações privadas, públicas e do terceiro setor a fim de consolidar as cadeias produtivas que fortalecem a vocação natural do Estado, agregando qualidade de vida para a população sul-mato-grossense.

Despertar o interesse das empresas privadas e públicas a se associarem ao Movimento é um das metas da organização, que também busca consolidar o Prêmio de Qualidade MS Competitivo.

São entidades mantenedoras, Fecomércio-MS, Famasul, Fiems, Sebrae-MS, Sistema OCB  e Sindivarejo de Campo Grande.

Possui como associados Institucionais, Correios, Comando Militar do Oeste, Câmara dos Dirigentes Logistas, Banco do Brasil, FAEMS, Conselho Regional de Administração de Mato Grosso do Sul e Conselho Regional de Economia de Mato Grosso do Sul.

UCDB e MS Competitivo