Você está visualizando atualmente A diferença entre ter uma empresa e ser empreendedor

A diferença entre ter uma empresa e ser empreendedor

É muito comum ver pessoas fazendo confusão entre pequenas empresas e empreendedorismo. Isso não chega a ser surpreendente, pois a quase totalidade das empresas empreendedoras começou pequena. Mas tratam-se de coisas diferentes. A maior parte dos negócios estão destinados a continuar pequenos.

Não por causa da natureza do negócio, mas por causa do fundador. Se o fundador tem o que chamamos de mindset empreendedor e visão de negócio, ele pode transformar qualquer pequena empresa, de qualquer natureza, em um grande negócio.

Uma empresa de internet, por exemplo, tem um grande potencial para crescer em larga escala. Mas, se não houver uma pessoa com competências empreendedoras na sua condução, vai ser sempre uma pequena startup com grande potencial. Por outro lado, uma pessoa com atitude empreendedora pode transformar um carrinho de pipoca em uma grande empresa, com operações estruturadas e rápido crescimento – por meio de uma rede de franquias, por exemplo.

A diferença entre pequenas empresas e empreendedorismo não está relacionada à natureza do negócio, e sim ao perfil do empreendedor. Qualquer negócio tem potencial para crescer em escala e alcançar um grande mercado – isso vai depender da capacidade do empreendedor para aproveitar as oportunidades, planejar o crescimento, gerar valor significativo para o cliente e trabalhar duro para fazer acontecer.

Na verdade, não é difícil começar seu próprio negócio. Todo mundo pode ser um pequeno empresário. A dificuldade mesmo é ser empreendedor, uma pessoa que corre riscos para atingir sua visão do futuro do negócio, planejando e executando com tenacidade as atividades necessárias para gerar uma empresa inovadora de alto crescimento.

É por isso que também é considerado um empreendedor quem não necessariamente fundou o negócio, mas também quem faz um negócio existente crescer rápido. É muito fácil se autodenominar empreendedor só porque deu início ao seu próprio negócio, mas a realidade é que isso não significa nada. O verdadeiro desafio empreendedor é fazer esse negócio crescer pelo menos 20% ao ano por pelo menos 5 anos em sequência.

Revista PEGN