Nesta quinta-feira, 03/09, dez instituições cadastradas no Programa Mesa Brasil Sesc receberam 15 toneladas de frango doadas pela JBS. As doações beneficiarão 19 mil famílias atendidas em Campo Grande e Dourados.
O Secretário de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro), Jaime Verruck, intermediou a doação e explicou. “Precisamos ressaltar a sensibilidade da JBS que entregou um produto de extrema qualidade, é que o peito de frango já cozido, desfiado e dedicado ao mercado externo”, comentou o secretário sobre o tipo de produto que não precisa de resfriamento, facilitando a logística tanto para as entidades quanto para as famílias.
A diretora regional do Sesc MS, Regina Ferro, comenta que a Pandemia ampliou o trabalho do Programa Mesa Brasil Sesc e com a ajuda de parceiros, pôde incluir um item tão importante que é a proteína. “Ao olharmos às doações recebidas, percebemos que faltava um artigo indispensável para subsistência das famílias, foi então que procuramos novos parceiros, que sensibilizados, somaram esforços ao trabalho que realizamos”, comentou.
O gerente de Recursos Humanos da JBS em Campo Grande, William Salazar afirma que o legado desse ato de doação é muito importante. “Como uma empresa cidadã e comprometida com a sociedade da qual fazemos parte, é muito significante contribuir com a comunidade e sabemos que as doações chegam em um momento importante para o atendimento à população”.
Cada pacote contém 2,5 kg de frango que serão destinadas as 10 instituições, entre elas a Associação dos Amigos do Bairro Dom Antonio Barbosa, que atende as regiões do Anhanduizinho, Lageado, Dom Antonio, Parque do Sol. O presidente da associação, Cristiano Lourenço, conta que a Pandemia só ampliou as necessidades, pois muitos chefes de famílias perderam empregos como diaristas, pedreiros, garçons. Com as doações do Programa Mesa Brasil Sesc, a associação fornecia alimentos a 99 famílias, em julho a abrangência passou para 4.083 pessoas. “Só temos a agradecer esse gesto, pois ele faz a diferença”.
As doações também chegarão as crianças atendidas pela Fundação Juliano Varela que entendeu a necessidade de atender não só as crianças, mas também as famílias, justamente pelo impacto social que a Pandemia teve na vida profissional dos pais. A instituição atende portadores de síndrome de Down, autismo e microcefalia e muitos pais precisaram largar o emprego para ficar em casa com essas crianças, que antes estavam na Fundação. “Hoje são 350 famílias e, por meio de doações como essas, conseguimos entregar cestas básicas mensais e, semanalmente, entregar frutas e legumes. Muitas vezes a única fonte de entrada de alimentação nesses lares”, conta o diretor social, José Luiz Varela.
O presidente da Fecomércio MS, Edison Araújo, destaca a iniciativa. “Se não fosse a participação de cada agente aqui reunido nesse processo, nada disso seria possível. Nós vamos continuar a buscar parceiros que queiram contribuir com esse e outros projetos que temos, pois só por meio da solidariedade, do olhar ao próximo, conseguiremos passar pelas dificuldades atuais”.
Mais informações sobre o Programa Mesa Brasil Sesc acesse sesc.ms