O impacto generalizado do digital \u00e9 uma realidade di\u00e1ria, mas poucos casos s\u00e3o t\u00e3o evidentes para o consumidor quanto a disrup\u00e7\u00e3o do varejo. Entretanto, loja online e loja f\u00edsica n\u00e3o precisam ser uma escolha bin\u00e1ria, pois o crescimento das tecnologias representa uma oportunidade para os varejistas tradicionais recuperarem sua posi\u00e7\u00e3o no mercado e criarem uma experi\u00eancia de usu\u00e1rio que conecte todos os pontos de contato.<\/p>\n
As perspectivas para o varejo f\u00edsico n\u00e3o parecem nada boas, se observarmos o aumento no n\u00famero de estabelecimentos vazios em locais antes movimentados pelo com\u00e9rcio. Os lojistas est\u00e3o sob intensa press\u00e3o conforme as pessoas v\u00e3o optando pelas compras online. Para se ter uma ideia, de acordo com a Associa\u00e7\u00e3o Brasileira de Com\u00e9rcio Eletr\u00f4nico (ABComm), o e-commerce cresceu 15% no Brasil em 2018, enquanto o varejo tradicional cresceu apenas 2,3%. Al\u00e9m disso, o e-commerce tem uma vantagem significativa em rela\u00e7\u00e3o ao modelo tradicional porque tem custos operacionais mais baixos, mais op\u00e7\u00f5es de escolha e modelos de entrega mais alinhados com o estilo de vida moderno.<\/p>\n
Uma vez que o consumidor tenha comprado na loja online, as sementes foram semeadas para que ele repita a a\u00e7\u00e3o. O varejista tem o endere\u00e7o de e-mail do indiv\u00edduo para realizar campanhas de e-mail marketing, al\u00e9m de dados \u00fateis sobre as prefer\u00eancias de compra dessa pessoa. Mesmo quando a aquisi\u00e7\u00e3o n\u00e3o \u00e9 conclu\u00edda, a navega\u00e7\u00e3o e os carrinhos de compra abandonados podem fornecer o combust\u00edvel para renovar o interesse.<\/p>\n
As vantagens digitais do varejo f\u00edsico<\/strong><\/p>\n Assumir que o varejo f\u00edsico est\u00e1 condenado pode ser precipitado, \u00e0 medida que as empresas do segmento t\u00eam transformado sua vulnerabilidade em vantagem. Ao colocar \u00eanfase em seus \u201cim\u00f3veis digitais\u201d, os varejistas s\u00e3o capazes de combinar o melhor do mundo f\u00edsico e virtual para criar uma oferta diferenciada para os clientes.<\/p>\n A presen\u00e7a f\u00edsica abre oportunidade para o relacionamento direto e pessoal, al\u00e9m disso, o valor da marca que existe em uma loja de rua ainda \u00e9 um forte diferenciador em rela\u00e7\u00e3o a e-commerces menos conhecidos. A combina\u00e7\u00e3o do f\u00edsico e do digital permite que os varejistas personalizem a apar\u00eancia de suas lojas online, otimizem a experi\u00eancia do cliente com base em seu comportamento, mantenham e aprimorem os relacionamentos por meio de notifica\u00e7\u00f5es por email ou aplicativo e criem eventos e ofertas atraentes para atrair consumidores para suas lojas.<\/p>\n Mas como os varejistas tradicionais podem manter sua vantagem na era digital?<\/p>\n Fa\u00e7a da publicidade a sua vantagem<\/strong><\/p>\n Os canais podem ter evolu\u00eddo, mas os princ\u00edpios permanecem os mesmos. Publicidade funciona. N\u00e3o \u00e9 a toa que a Amazon gasta US $ 8,2 bilh\u00f5es em marketing por ano. Estima-se que em 2022, cerca de 80% de todos os gastos com marketing ser\u00e3o digitais. A mudan\u00e7a da m\u00eddia tradicional para a digital oferece aos varejistas a oportunidade de serem mais inteligentes com seus gastos, usando uma abordagem program\u00e1tica orientada por performance para otimizar seus an\u00fancios para resultados espec\u00edficos e mensura\u00e7\u00e3o correta.<\/p>\n Usando essas ferramentas, os varejistas podem direcionar os consumidores para ofertas especiais tanto em suas plataformas online quanto para as lojas f\u00edsicas. Por exemplo, uma marca de varejo pode exibir uma campanha program\u00e1tica em display, usando dados online e offline para segmentar banners publicit\u00e1rios e alcan\u00e7ar pessoas pr\u00f3ximas ao estabelecimento, onde poder\u00e3o oferecer resgate de cupons a fim de incentivar os consumidores no local.<\/p>\n Pense omnichannel<\/strong><\/p>\n Pontos de contato com o cliente n\u00e3o atuam isoladamente. Assim como um consumidor que se envolve com as redes sociais de um varejista tamb\u00e9m pode ser receptivo \u00e0 comunica\u00e7\u00e3o por e-mail, algu\u00e9m que faz compras em um site tamb\u00e9m pode gostar de visitar lojas f\u00edsicas. O varejo omnichannel n\u00e3o \u00e9 apenas sobre cobrir todos os pontos de contato com o cliente \u2013 seja em lojas f\u00edsicas, e-commerce, aplicativos e m\u00eddias sociais -, mas entender a rela\u00e7\u00e3o entre os pontos e orquestr\u00e1-los de forma que trabalhem juntos para produzir uma experi\u00eancia melhor para o usu\u00e1rio.<\/p>\n De acordo com o estudo The Shopper Story, da Criteo, 79% dos consumidores brasileiros s\u00e3o omnishoppers e utilizam uma variedade de dispositivos, canais e plataformas para navegar e comprar. O relat\u00f3rio revela ainda que, quando comparados a compradores que ainda n\u00e3o adotam um comportamento multicanal, os omnishoppers gastam em m\u00e9dia 7% a mais no ambiente online e 44% a mais no varejo tradicional.<\/p>\n A estrat\u00e9gia omnichannel de um varejista deve, portanto, abranger todos os pontos de contato e buscar alavancar os elementos complementares de diferentes canais para otimizar a experi\u00eancia do cliente. Na pr\u00e1tica, isso pode assumir a forma de uma marca que permite que um comprador em seu site interaja em tempo real com um vendedor da loja para fazer perguntas e buscar orienta\u00e7\u00e3o, ou usa a tecnologia para oferecer descontos na loja por meio de smartphones.<\/p>\n Misture os mundos online e off-line<\/strong><\/p>\n Os seres humanos s\u00e3o seres sociais e nossos comportamentos tendem a se mover em ciclos. Um ciclo em dire\u00e7\u00e3o a uma maior imers\u00e3o digital \u00e9 comumente seguido por um movimento de rea\u00e7\u00e3o em dire\u00e7\u00e3o a uma intera\u00e7\u00e3o social maior. As tend\u00eancias percept\u00edveis de \u201cdesintoxica\u00e7\u00e3o digital\u201d, a exclus\u00e3o de aplicativos de m\u00eddia social e at\u00e9 mesmo a revers\u00e3o para tecnologias anal\u00f3gicas, como o vinil, s\u00e3o exemplos relevantes disso.<\/p>\n Os varejistas tradicionais podem usar essa rea\u00e7\u00e3o em proveito pr\u00f3prio, usando o digital como um meio de melhorar a experi\u00eancia da vida real e n\u00e3o como um fim em si mesmo. Para capturar esse sentimento, os varejistas devem procurar usar sua experi\u00eancia digital para atrair clientes para uma visita \u00e0 loja f\u00edsica, oferecendo eventos e intera\u00e7\u00f5es \u00fanicas.<\/p>\n Ofere\u00e7a a melhor experi\u00eancia<\/strong><\/p>\n O poder e a difus\u00e3o do digital s\u00e3o indiscut\u00edveis, mas o f\u00edsico ainda tem muito a oferecer. Os consumidores desfrutam do elemento social das compras em loja. As vantagens de lidar com pessoas reais ainda precisam ser replicadas no mundo online. Ao investir em sua presen\u00e7a na web e buscar unir as experi\u00eancias online e off-line, os varejistas podem obter uma vantagem diferenciada sobre as empresas somente digitais. A experi\u00eancia precisa ser f\u00e1cil, conectada e voltada para as prefer\u00eancias do consumidor, produzindo intera\u00e7\u00f5es mais ricas do que as que podem ser alcan\u00e7adas apenas no universo online.<\/p>\n Podemos viver em um mundo digital, mas o toque pessoal ainda \u00e9 importante.<\/p>\n *Por Tiago Cardoso, Diretor Regional e Estrategista de Contas Latam da Criteo O impacto generalizado do digital \u00e9 uma realidade di\u00e1ria, mas poucos casos s\u00e3o t\u00e3o evidentes para o consumidor quanto a disrup\u00e7\u00e3o do varejo. Entretanto, loja online e loja f\u00edsica n\u00e3o precisam ser uma escolha bin\u00e1ria, pois o crescimento das tecnologias representa uma oportunidade para os varejistas tradicionais recuperarem sua posi\u00e7\u00e3o no mercado e criarem uma […]<\/p>\n","protected":false},"author":2,"featured_media":28957,"comment_status":"open","ping_status":"open","sticky":false,"template":"","format":"standard","meta":{"footnotes":""},"categories":[8],"tags":[],"_links":{"self":[{"href":"https:\/\/fecomercio-ms.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/28956"}],"collection":[{"href":"https:\/\/fecomercio-ms.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts"}],"about":[{"href":"https:\/\/fecomercio-ms.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/types\/post"}],"author":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/fecomercio-ms.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/users\/2"}],"replies":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/fecomercio-ms.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/comments?post=28956"}],"version-history":[{"count":1,"href":"https:\/\/fecomercio-ms.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/28956\/revisions"}],"predecessor-version":[{"id":28958,"href":"https:\/\/fecomercio-ms.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/28956\/revisions\/28958"}],"wp:featuredmedia":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/fecomercio-ms.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/media\/28957"}],"wp:attachment":[{"href":"https:\/\/fecomercio-ms.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/media?parent=28956"}],"wp:term":[{"taxonomy":"category","embeddable":true,"href":"https:\/\/fecomercio-ms.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/categories?post=28956"},{"taxonomy":"post_tag","embeddable":true,"href":"https:\/\/fecomercio-ms.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/tags?post=28956"}],"curies":[{"name":"wp","href":"https:\/\/api.w.org\/{rel}","templated":true}]}}
\nFonte: Portal NoVarejo
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