O comércio físico segue crescendo. É o que revela o Indicador do Serasa Experian, que mostra que o setor teve um leve crescimento de 0,1% em setembro, na comparação com o mês anterior. Em relação ao mês de setembro de 2021, o aumento foi de 2,5%.
Para o economista do Serasa Experian, Luiz Rabi, o aumento das vendas ainda é resultado da queda de preço dos combustíveis, que alavancaram o resultado do último mês. “O recuo da inflação, principalmente sobre os preços dos combustíveis e da energia elétrica, traz uma redução de custos que é capaz de incentivar o consumo e melhorar o fluxo de caixa dos empreendedores”, afirma o economista.
O aumento, mesmo que tímido, ocorre pelo segundo mês consecutivo. Em agosto, o crescimento foi de 1,5%. Em comparação com o mês anterior, os combustíveis e lubrificantes tiveram aumento de 2,2% e foram os setores que obtiveram o melhor resultado. Outros destaques positivos foram o crescimento do segmento de material de construção (1,0%), além do de supermercados, hipermercados, alimentos e bebidas (0,5%).
O economista Luiz Rabi ainda prevê bons resultados para o comércio físico nos próximos meses, levando em conta as datas comemorativas que movimentam o setor a nível nacional, como o Dia das Crianças e a Black Friday.
Fonte: Correio Braziliense