Você está visualizando atualmente Turismo é tema de audiência pública em Campo Grande; IPF/MS apresentou números do setor

Turismo é tema de audiência pública em Campo Grande; IPF/MS apresentou números do setor

Foi realizada, nesta quarta-feira (07/05), a Audiência Pública “Viva Mato Grosso do Sul: Vamos Trabalhar juntos pelo Turismo”, na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul. O autor da Audiência foi o Presidente da Comissão de Comércio, Indústria e Turismo, Deputado Capitão Contar. O encontro teve a presença do Vice-Presidente da Comissão, Deputado João Henrique.

Também participaram das discussões a Gerente do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento Fecomércio/MS, Daniela Teixeira Dias, o Presidente da ABAV/MS, Cristiano Cicuto, o Ministro de Relações Exteriores, João Carlos Parkinson de Castro, o Secretário Executivo do CET/MS, Geancarlo Merighi, o Presidente da ABIH, Marcelo Mesquita, A eecretária de Cultura e Turismo de Campo Grande, Melissa Tamaciro, o economista Chefe da ACICG, Normann Kalmus ,além de estudantes, professores, empresários do turismo e representantes das prefeituras de outros municípios de Mato Grosso do Sul.

As discussões trataram de análises estatísticas, desafios, potencialidades e o que já se tem feito para alavancar o turismo do Estado. O objetivo principal foi criar uma agenda positiva a partir dessas informações.

Um dos destaques da audiência, o Ministro João Carlos Parkinson de Castro falou pontos relevantes: a Rota Bioceânica e seus desafios e as propostas de ações para o turismo  em MS. Segundo ele, até 2030, os gastos turísticos mundiais devem dobrar, em relação aos dados de 2017 do Ministério de Turismo: foram 1,2 bilhões de pessoas que movimentaram 1,3 trilhão de dólares.  “O turismo é a melhor forma de levar segurança à região de fronteira, pois ele estimulará o sentimento de pertencimento ao espaço sul-americano, ofertando perspectiva de crescimento profissional a milhares de jovens e chefes de família. Onde há turismo forte, há aumento da atividade econômica daquela região”.

Além disso, dentre as demandas mais citadas pela Mesa estiveram: Aquário do Pantanal, Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo, infraestrutura aeroportuária, divulgação do turismo de Mato Grosso do Sul, relação com a cultura, novos tipos de turismo, como o voluntário, de negócios e de eventos. Outro tema abordado foi a necessidade de mais pessoas capacitadas para receber os turistas.

A Secretária de Cultura e Turismo de Campo Grande, Melissa Tamaciro, defendeu um turismo não desvinculado da cultura, do agronegócio e do meio ambiente. “Todos os segmentos são geradores de negócios, trazem oportunidades para o setor de turismo quando trabalhados em conjunto e muitos empresários já podem divulgar o que já oferecem aqui. Precisam ampliar a ofertar e chegar até esses turistas”.

Gerente do IPF, Daniela Dias

A Gerente do IPF/MS, Daniela Dias, defendeu tópicos relevantes para o turismo estadual, com a proposta de desmistificar o economês na interpretação dos dados e estimativas do setor. Com isso destacou que há quase 30 mil empresas e mais de 4 mil empregos gerados pelo turismo no Estado. Também falou da importância da economia criativa, diante do “turista aprendiz” e de que a população seja envolvida no processo de promoção do turismo de sua região.

Marcelo Mesquita confirmou que, com as demandas citadas, “conseguimos colocar Campo Grande como opção para visitantes”. Geancarlo Merighi defendeu ações promocionais junto a turistas das capitais de Belo Horizonte, Foz do Iguaçu, Brasília e Porto Alegre. Cristiano destacou, principalmente, as potencialidades do turismo no Estado. E Normann Kalmus apresentou algumas preocupações que devem ser levadas em consideração no turismo.

“Somos ferramentas legislativas para aproximar as partes envolvidas”, afirmou o deputado estadual Capitão Contar. Uma oportunidade nesse sentido, de fomentar o turismo, ao envolver a participação de diversos agentes e criando em conjunto uma agenda positiva para a execuções de ações em prol do setor.

 

Fotos: Wagner Guimarães/ALMS

 

Deixe um comentário