Cerca de 58 mil prestadores de serviços turísticos que fazem parte do Cadastur, o cadastro do Ministério do Turismo, receberam esta semana um vídeo produzido pela Pasta com orientações para manter hotéis e pousadas livres do Aedes Aegypti. A ação faz parte do esforço do governo federal de enfrentamento ao mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya.
No início do ano, o Ministério do Turismo também participou ativamente da grande mobilização de combate ao mosquito com o envio de materiais, também por meio do Cadastur, para estabelecimentos turísticos e prestadores de serviços com dicas sobre cuidados que devem ser tomados para combater os criadouros do Aedes.
“É uma maneira de propagar a mensagem e mobilizar o maior número possível de estabelecimentos e de pessoas. É importante que as empresas turísticas repassem o alerta a todos os colaboradores”, orienta Tamara Galvão, coordenadora geral de Cadastramento e Fiscalização de Prestadores de Serviços Turísticos.
MOBILIZAÇÃO – Na última sexta-feira (02), o ministro do Turismo, Marx Beltrão, participou em Junqueiro (AL) e Fortaleza (CE) do Dia Nacional de Combate ao Mosquito, que aconteceu em todo o Brasil, com atividades integradas e simultâneas, desenvolvidas em articulação com prefeituras, governos estaduais e população.
O Ministério da Saúde criou um portal destinado à campanha de combate ao Aedes. Lá, estão disponibilizadas informações e vídeos sobre prevenção e combate ao mosquito, os sintomas das doenças, o tratamento referente a cada uma, e, também, informações sobre a microcefalia e orientações para gestantes. O Ministério do Turismo é parceiro da campanha cujo lema é "Um simples mosquito pode marcar uma vida. Um simples gesto pode salvar".
Ministério do Turismo