“Os números apresentados neste estudo representam as tentativas de fraude, e não necessariamente as fraudes em si. A maior parte delas é barrada automaticamente pelo sistema, ou então a partir de uma revisão manual das equipes de risco dos estabelecimentos”, afirma Tom Canabarro, cofundador da Konduto.
Segundo a startup, a cada 28 pedidos que chegam nas lojas virtuais, ao menos 1 é feito por criminosos utilizando cartões de crédito clonados. O sistema mais usado é um desktop com o Windows e usando o navegador Google Chrome.
A pesquisa concluiu que os cibercriminosos escolhem o horário entre as 18h e 21h59 para fazer suas fraudes. É nesse horário que cerca de 30% das tentativas de golpes no comércio eletrônico brasileiro ocorrem.
“Essas informações desmentem um estereótipo que se faz do fraudador – um hacker que realiza as compras fraudulentas durante a madrugada, utilizando supercomputadores e navegando em redes criptografadas. Para se ter uma ideia, menos de 7% das tentativas de fraude ocorrem entre 1h e 7h da manhã”, acrescenta Canabarro.
A Konduto confirmou no estudo que o aumento da utilização de dispositivos móveis pelos consumidores brasileiros no momento da compra também se verifica nas tentativas de fraude. Assim, o mobile é cada vez mais utilizado para a realização de compras ilegais tendo registrado um aumento de 2,5%, passando a representar 19,92% das mesmas.
A redução na tentativa de fraudes não está relacionada à diminuição do número de fraudes em si, mas ao aumento de vendas registrado durante o segundo semestre de 2016 com iniciativas como a Black Friday e as festas de fim de ano.
A empresa refere que o índice de tentativas de fraude é alto, pois “um e-commerce considerado saudável não deve ter taxa de fraude superior a 1% sobre o faturamento”.
O Raio-X da Fraude no E-commerce Brasileiro considerou uma amostragem de cerca de 30 milhões de transações entre 1º de janeiro e 31 de dezembro de 2016.
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