Sua empresa está acompanhando as mudanças do mercado? Essa pergunta é imprescindível para entender os rumos que seu negócio pode tomar.
Assim como aconteceu com os dinossauros, que não se adaptaram rapidamente ao ambiente e foram extintos, muitas empresas podem ter o mesmo fim.
Para saber se a sua empresa se tornou um dinossauro, confira três sinais e três dicas para tirar o seu negócio dessa:
1. Dinossauros ficam presos
O sucesso pode ser difícil de ser alcançado, especialmente se você acreditar que a mesma estratégia irá funcionar para sempre.
Recentemente, paleontólogos encontraram fósseis de dinossauros herbívoros que morreram na areia movediça por continuarem perseguindo as mesmas plantas sem perceber que a terra da região havia mudado.Do mesmo modo, o terreno nos negócios pode mudar com uma simples inovação. Por exemplo, a Kodak, empresa que utilizava o mesmo plano de negócio por mais de um século, precisou se reinventar depois do surgimento da máquina digital.
Contudo, é preciso ficar alerta. Não se deve fazer a mudança apenas pela mudança. Para inovar, é preciso identificar se todos os funcionários estão na mesma página e levar em consideração os valores da empresa.
Se você não tem todas as pessoas trabalhando para atingir o mesmo objetivo, você também pode se afundar na areia movediça.
2. Dinossauros têm o sangue frio
Jeff Bezos, dono da Amazon.com, disse uma vez: “Quando se compra uma empresa, é preciso perguntar se o dono daquela empresa é um mercenário ou um missionário. O mercenário cuida de um negócio pelo dinheiro e o missionário cuida do seu produto, do seu cliente e do seu serviço pelo amor ao negócio”.
Um proprietário deve cuidar da sua empresa de modo que ele encoraje seus funcionários a serem missionários. Assim, eles estarão sempre em busca de uma nova experiência dentro da empresa. Quando a empresa consegue fazer os funcionários acreditarem em seus valores e se sentirem engajados a desenvolver em conjunto um futuro, mudará o rumo das coisas.
É claro que demanda tempo para estabilizar a direção que você quer que a empresa siga. Demora ainda mais para fazer os funcionários se sentirem envolvidos nesse caminho e parte da trajetória da empresa. Contudo, vale a pena manter o negócio afastado da visão mercenária que muitos funcionários constroem.
3. Dinossauros não mudam
O ditado “prática leva à perfeição” poderia ser substituído por “prática torna permanente”. Ao invés de delimitar uma linha de boas práticas, é importante focar nos bons princípios da empresa, especialmente quando se entende que a mudança o resultado de uma força coletiva de trabalho.
Em uma empresa-dinossauro, a geração Y, considerada uma geração com grande força de trabalho coletivo, talvez não entenda algumas práticas antigas. Como imprimir documentos em papel e não abri-los digitalmente ou então ficar oito horas sentado em uma cadeira; já que ele pode fazer o mesmo trabalho em qualquer outro lugar que tenha conexão com a internet.
Não significa que tais práticas sejam ruins para uma empresa. Contudo, deve ser levado em consideração que delimitar as políticas da empresa, como os objetivos e o jeito com que ela se comunica com funcionários, são mais importantes para que os funcionários decidam trabalhar em conjunto.
O feedback também é imprescindível. Todos os funcionários devem se comunicar para saber a melhor forma de melhorar em seus trabalhos.
Tanto no ecossistema da natureza quando no corporativo, o sucesso depende do momento certo e do jeito certo. Quando você norteia sua empresa para o caminho certo, contrata funcionários dedicados e desenvolve políticas que dão espaço para sua empresa crescer em boas bases, você estará criando uma um negócio que fica à frente da história.
Revista PEGN