Valorização da cultura, da arte e da cidadania. Os temas estiveram em pauta nos discursos de abertura do Festival de Inverno de Bonito, realizado na noite desta quarta-feira, 23, em Bonito, com a presença de representantes dos realizadores do evento, autoridades políticas, artistas e a população em geral. A sustentabilidade e o fomento à geração de renda também foram destaques.
A diretora regional do Sesc MS, Regina Ferro, afirma que é muito protagonismo do SESC MS para a contribuição do desenvolvimento socioeconômico do Estado e também para o destino mais conhecido, Bonito. “O Festival vai mostrar toda potencialidade artística e cultural do nosso povo”. O Sesc MS é um dos realizadores do evento, juntamente com o Governo do Estado, por meio da Fundação de Cultura, Sebrae MS, e Prefeitura de Bonito. O presidente da Fecomércio MS, Edison Araújo, também presente ao evento, destaca a foça da economia que um evento como esse gera para todo estado. “O Festival não impacta positivamente só o comércio local, mas todo o trajeto até chegar lá e uma ampla rede de setor, como o gastronômico, o hoteleiro, o de viagem. E por trás disso, temos geração de emprego e renda, damos perspectivas reais para famílias inteiras”.
O fomento à geração de renda não poderia ficar de fora dessa base, conforme apontou o secretário de Turismo, Esporte, Cultura e Cidadania, Marcelo Miranda. Ele foi uma das autoridades presentes na abertura oficial do festival realizada na Praça da Liberdade, Centro de Bonito. “Não se consegue fazer um festival dessa magnitude se não for por grandes parceiros como o Sesc, Sebrae e a prefeitura de Bonito. Tenho que fazer um agradecimento especial também aos servidores da Fundação de Cultura e subsecretarias que trabalharam para colocar em pé o festival”, completa Marcelo, que encerrou a cerimônia realizada antes das atrações noturnas.
O prefeito de Bonito, Josmail Rodrigues, também agradeceu ao empenho do Governo de Mato Grosso do Sul na realização do festival. “Foi um trabalho em equipe para fortalecer o nosso ecoturismo e o meio ambiente. Ambos saem ganhando. Hoje quem respira a cultura é Bonito, com apoio desse Governo municipalista. É um belo festival a qual temos gratidão”, conclui o prefeito.
O diretor-presidente da Fundesporte, Herculano Borges, o presidente do TJMS, Sérgio Fernandes Martins, e secretários municipais de Bonito ficaram no palco ao lado das demais autoridades convidadas a participar da solenidade.
Made in Pantanal – Durante a solenidade, o Sebrae aproveitou para lançar o selo Made in Pantanal, que vai oferecer suporte aos pequenos negócios localizados no bioma Pantanal. O Sebrae mantém estande na Praça da Liberdade, onde oferece das 10h às 22h produtos de economia criativa e agroindústrias, além de orientações para quem queira aderir ao selo Made in Pantanal.
Confira as fotos: https://www.festivaldeinvernodebonito.ms.gov.br/cerimonia-de-abertura-oficial-fib-2023/
Com informações: Governo do Estado.