Dirigentes do Sistema Fecomércio MS, Senac MS, Sesc MS, presidentes de Sindicatos Empresariais do Estado e representantes da Fecomércio participam nesta quarta e quinta-feira do Media Training 4.0 realizado na modalidade online.
“Percebemos a importância de atualizar nossos diretores sobre as novas formas de entrevistas advindas das tecnologias disponíveis e sabemos também da necessidade de se passar a mensagem de forma objetiva, nos posicionando sobre os mais variados assuntos do nosso negócio”, explica o gerente de Gestão Estratégica e Multiplicador do Sistema de Excelência em Gestão Sindical – SEGS, Reginaldo Henrique Soares Lima.
Além das novas formas de entrevista, os participantes aprenderam sobre a imprensa 4.0 (legado da pandemia e a influência das mídias digitais e seu impacto para empresas), gestão de crise e como contorná-las, linguagem verbal e não verbal.
O assessor da Assessoria de Gestão das Representações da Confederação Nacional do Comércio (CNC), Cristiano Costa, abriu os trabalhos e falou da importância do treinamento para a representatividade dos presidentes de sindicatos. “É fundamental um treinamento com essa temática no sistema sindical, para que potencializemos a nossa comunicação com a sociedade, ainda mais em um mundo tão desafiador”.
A jornalista Veruska Donato abordou sobre como são utilizadas as novas tecnologias nas mídias. “A informação é uma das formas mais completas de empoderamento e ela deve chegar igual a todas as pessoas, independentemente da condição socioeconômica. Quando um formador de opinião entende como essa informação deve ser comunicada nas variadas mídias, ele colabora para a disseminação da informação”, explica a jornalista. “Cada mídia utiliza de uma estratégia, por isso a importância de saber comunicar.”
A fonoaudióloga e especialista em voz, Ariane Alves, realizou treinamento sobre a importância da voz, ainda mais em tempos de lives e entrevistas que são realizadas pelos próprios entrevistados, uma nova modalidade que intensificou no pós-pandemia. A voz pode ser treinada e é importante instrumento para transmitir seu recado e compõe sua imagem pessoal, que hoje também é marca, é branding. “Tenho recebido muitos clientes com dificuldades em fazer reuniões online e outros querendo melhorar no vídeo para lives e gravações. Acredito ser um mercado que não tem volta mais. Por isso, é necessário se especializar, aprimorar conhecimento na área e aprender que, com técnica e treino, dá pra evoluir bastante e ter uma comunicação eficaz no meio virtual.”
Quem conduziu os trabalhos foi a assessora de imprensa Neusa Pavão, que abordou o impacto das mídias sociais na mídia tradicional e, ainda, sobre a elaboração de planos estratégicos para evitar crises de comunicação. “É inegável que os públicos tanto da mídia tradicional quanto da digital interagem e um alimenta o outro. As fake news e mesmo os limites do que é público e privado estão cada vez mais tênues e atingem as lideranças empresariais. Entender esse mecanismo e preparar as organizações para esse mundo 4.0 que já bate na porta de todos é papel dos responsáveis pela comunicação das empresas”, diz.
O presidente da Fecomércio MS, Edison Araújo, afirma que as mudanças sociais estão cada vez mais rápidas e impactadas pelas tecnologias e as organizações precisam se adequar. “É papel da Federação, como representante de um setor tão importante e impactado por essas transformações, dar subsídios aos seus filiados e afins o suporte necessário para – primeiro, entendê-las; segundo, potenciar sua atuação por meio de informações claras e, cada vez mais, representativas”.