O presidente do Sistema Fecomércio MS, Edison Araújo, participou hoje do lançamento do Observatório de Cultura e Turismo de Campo Grande, no auditório do Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso do Sul. A superintendente do Instituto Pesquisa e Desenvolvimento da Fecomércio (IPF), Valmira Carvalho, a diretora de Educação Profissional do Senac Jordana Duenha e a Diretora do Departamento de Planejamento, Excelência e Programas Sociais Ana Carina Pini de Mello também estavam presentes.
O Observatório irá funcionar como um núcleo de inteligência da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Sectur) e vai trazer informações sócio-econômicas para aprimorar e desenvolver tanto a cultura quanto o turismo da capital. A Fecomércio e o IPF foram parceiros dessa iniciativa, auxiliando no levantamento de dados econômicos. “Será um instrumento importante para empresários que aqui vierem se estabelecer já que o Observatório traz informações sobre todo o trade turístico da cidade e possibilitará que investidores saibam, de antemão, os principais indicadores econômicos e sociais de toda a cadeia”, explica Edison.
A secretária Nilde Brum destaca que o Observatório terá um papel primordial para a estruturação do turismo na capital. Esse núcleo de inteligência da Sectur disponibilizará informações não somente para a definição de políticas públicas, mas vai propiciar o desenvolvimento de emprego e renda para o setor”. Segundo os organizadores, o observatório é uma importante ferramenta de gestão, tanto para o setor privado, como para o setor público e, por meio dele, será possível identificar o perfil do turista que visita a Capital, suas expectativas e o cenário turístico local. Informações sobre cultura e os espaços públicos e privados também serão monitorados.
Mensalmente, o observatório lançara um boletim informativo para que se torne um instrumento de pesquisa e base de dados para futuros monitoramentos, pesquisas e outras formulações.