Nesta quarta e quinta-feira, dias 23 e 24 de julho, o Sistema Comércio MS participa da Conexão Turismo – Oficina para a construção das bases estratégicas do turismo do Programa Amazônia Legal, realizada na sede da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), no Rio de Janeiro. A atividade integra a 2ª Reunião do Grupo de Trabalho Amazônia Legal, promovida pelo Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade (Cetur) da CNC.
O encontro reúne representantes do turismo dos 11 estados que compõem o Programa Amazônia Legal, com o objetivo de fomentar o turismo como vetor de desenvolvimento sustentável e inovação nas regiões amazônicas, respeitando os biomas, os saberes locais e as populações tradicionais. A ênfase foi dada ao turismo social, à educação para o turismo e às experiências autênticas.
Representando Mato Grosso do Sul, participam da oficina Kellen Campagnaro, gerente de Produtos do Sesc-MS; Regiane Dedé de Oliveira, economista da Fecomércio-MS; e Camila Fernandes, consultora de Turismo do Senac-MS e representante do Cetur-MS.
Durante os dois dias de trabalho, os participantes irão atuar na definição da Visão do Grupo de Trabalho da Amazônia Legal, estabelecendo diretrizes estratégicas e metas conjuntas para nortear a atuação até 2026, com foco especial nas ações prioritárias para o ano de 2025.
“O turismo sustentável é uma das principais ferramentas para transformar realidades locais, gerar emprego, renda e valorizar a diversidade cultural e ambiental dos territórios. A participação do Sistema Comércio MS reforça o compromisso do estado com a construção de políticas e iniciativas alinhadas a esse propósito”, destaca a economista Regiane Dedé de Oliveira.
A participação da comitiva sul-mato-grossense também reforça a atuação do Sistema Comércio MS no fortalecimento do turismo responsável, por meio de ações integradas entre Sesc, Senac e Fecomércio-MS, alinhadas às diretrizes nacionais e com foco na valorização das vocações regionais.