Mato Grosso do Sul é um dos estados mais piscosos do Centro Oeste, conhecido pelos seus peixes muito apreciados pelos turistas e pela gastronomia de todo País. Ainda assim, é um produto considerado por muitos, de alto custo e, por isso, não está tão presente no prato do sul-mato-grossense. Para mudar esse cenário, o Governo do Estado – em conjunto com a rede de distribuição intermediária (supermercados e peixarias) e final (bares e restaurantes) – realizam a partir de hoje até 15 de setembro, a 19ª Semana do Pescado de MS, que tem o objetivo de fomentar uma nova temporada de consumo de pescado e esta edição terá uma das maiores atrações do evento.
Para o Senac MS – uma das instituições parceiras, a ação é importante porque aumenta a competitividade da cadeia do peixe, trazendo benefícios desde a produção até a comercialização. A diretora de educação profissional, Jordana Duenha explica: “como entidade profissionalizante, estimulamos a cultura de MS e o peixe é uma marca forte, mas o consumo ainda não está completamente presente na rotina das famílias. Como esse projeto visa fomentar todos os elos da cadeia e ampliar a quantidade de produção, a forma como os produtos vão chegar nos restaurantes e mercados para os consumidores, nós estamos fomentando a gastronomia e a cultura do Estado.” Ela argumenta ainda que o Senac sempre estimulou o trabalho de insumos regionais em sala de aula, “tanto na construção de pratos novos quanto em releitura dos tradicionais”.
Também parceiro da ação, o Sesc MS vai participar do evento estimulando o network por meio da promoção de uma Roda de Negócios com produtos e donos de restaurantes. O evento será no dia 22 de setembro na unidade Sesc Sabor e Arte, em Campo Grande. O gerente da unidade, Rafael Queiroz Sá de Abreu, comenta que 150 pessoas estarão presentes, associados da Abrasel – Associação Brasileira de Bares e Restaurantes. “É oportunidade para aumentar a gama de fornecedores, deles conhecerem o processo de licitação do Sesc, melhorar a competitividade, aumentando a relação entre a instituição e toda cadeia produtiva. E para os outros participantes, será um evento para conseguir parcerias e fechar negócios”.
Na programação ainda estão incluídas atividades como Dia de Campo em Piscicultura – em Dourados e na capital – e Feira da Pesca Esportiva, com palestras, oficinas e mostra de equipamentos.
O evento é uma realização do Governo do Estado, e além do Sesc MS e Senac MS, participam Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes), Peixe-BR (Associação Brasileira de Piscicultura), Amas (Associação Sul-Mato-Grossense de Supermercados), Afecetur (Associação da Feira Central e Turística de Campo Grande) e Sebrae MS.